Fórum Eleitoral de Guajará está sendo requisitado pelos eleitores (Foto: Júnior Freitas/G1)
A 1ª Zona Eleitoral está realizando atendimentos aos eleitores para regularização do título de eleitor em Guajará-Mirim (RO), a 330 quilômetros de Porto Velho. De acordo com o Fórum Eleitoral, a região tem cerca de 40 mil eleitores do município, Nova Mamoré (RO) e também dos distritos rurais e indígenas. O prazo nacional para regular a situação eleitoral encerra no dia 4 de maio.

Ao G1, o assistente de cartório Assis Herter disse que a os eleitores que deixarem de cumprir com as obrigações eleitorais estão sujeitos à multa e podem ficar impedidos de votar ou até mesmo ter o título cancelado. Fórum Eleitoral de Guajará-Mirim (RO)(Foto: Júnior Freitas/G1)
“Emissão de novos títulos, transferências, biometria e segunda via estão sendo feitas.

Realizamos cerca de 120 atendimentos por dia, sendo necessário RG, CPF e comprovante de residência, todos originais. A regularização eleitoral no ano de eleição é feita até o dia 4 de maio, mas após o prazo, os atendimentos são feitos normalmente, com multa de R$ 3,51.

Se houver três ausências, o título é cancelado e mesmo que a pessoa esteja impedida de votar, pode justificar o voto no dia da eleição”, explicou.  
Herter ressaltou ainda que o eleitor que não possuir RG pode comparecer no cartório com a carteira de trabalho ou com a certidão de nascimento, no caso dos eleitores facultativos, de 16 e 17 anos.

“Mesmo que não haja documento de identidade, a situação do eleitor pode ser regularizada. Para os jovens de 18 anos, é necessário trazer também o comprovante de quitação com a junta militar.

As eleições municipais ocorrem no dia 2 de outubro e até lá, queremos deixar o máximo de eleitores em situação regular”, concluiu.
Para a estudante Andressa Sabino, de 17 anos, que fez o cadastramento biométrico na manhã de segunda-feira (18), o título de eleitor representa uma nova responsabilidade como cidadã brasileira.

“Acho importante todos nós termos consciência de que o voto é o que vai definir o futuro da nossa sociedade. Por isso, estou aqui e vou estar em condições de votar na próxima eleição.

Vou fazer meu papel”, declarou a jovem.
O Fórum Eleitoral de Guajará-Mirim está situado na Avenida Cândido Rondon, Número 784, no Bairro Almirante Tamandaré.

Os atendimentos estão sendo realizados das 7 às 13h, de segunda a sexta-feira.
.