Eleitores enfrentaram fila para resolver pendências eleitorais em Porto Velho (Foto: Hosana Morais/G1)
Esta quarta-feira (4) é o último dia para que os eleitores do Estado regularizem o título junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) e por volta das 8h a fila de espera já era grande em Porto Velho e Ji-Paraná. O órgão espera atender até 9 mil pessoas em todo o Estado até às 18h. A regulação é obrigatória para quem tem pendências com a justiça eleitoral para conseguir votar nas próximas eleições ou prestar concursos públicos.

Quem não conseguir ser atendido hoje, só poderá regularizar a situação em 2017.
Segundo o gerente de cadastro do TRE, Alexandre Oliveira, existem 22 fóruns eleitorais que funcionam como pontos de atendimento.

“Em Rondônia temos a meta de atender 9 mil pessoas nesta quarta (4). Já Porto Velho dispõe de 1,3 mil senhas de atendimento”.

De acordo com a instituição, na última terça-feira (3) foram atendidas na capital 1,2 mil pessoas.
Oliveira informou ainda que em alguns fóruns do interior do estado a senhas serão reduzidas.

“Devido a deficiência na capacidade de atender as pessoas, em alguns fóruns do interior, senhas  foram reduzidas, informa. A dona de casa Stefany Cristina chegou as 6h da manhã e esperou 2h na fila até ser atendida.

“Eu vim do Paraná há 3 anos e ainda não havia transferido meu título, então acordei cedo e cheguei aqui, mas já tinha muita gente”, disse Stefany. O estudante Diógenes Adriel deu uma pausa nos estudos para fazer seu título de eleitor.

“Fiz 18 anos em março e acabei me esquecendo de vir ao TRE, como sou obrigado a votar este ano vou ficar na fila até ser atendido”, disse Diógenes.
A cadeirante Maria Clarisce também deixou para transferir seu título no último dia.

“Eu morava em Candeias do Jamari, e estava sem tempo de vir aqui, mas consegui regularizar minha situação. O atendimento não demorou e conseguir sair 20 minutos depois que eu cheguei”, disse Maria que tem atendimento preferencial.

Maria Clarisce deixou para transferir seu título de eleitor no dia que encerra o prazo estipulado pelo TRE (Foto: Hosana Morais/G1)Ji-ParanáUma grande fila se formou ao lado do Fórum Eleitoral de Ji-Paraná por causa daqueles que deixaram a atualização do título para último dia. O balconista de farmácia, Francisco Mendonça, foi uma dessas pessoas, mas com medo dos prejuízosesperou o atendimento.

“Esquecimento. Coisa de brasileiro, a gente vai deixando para última hora.

Mas precisa vir porque sempre traz prejuízo se não regularizar”, afirma Mendonça.
Já o motorista Wellington Bruno afirma que estar sempre em trânsito dificultou.

“Eu quase nunca estou na cidade e quando estou é por pouco tempo. Acabei esquecendo e não me organizando.

Agora não tenho opção, tenho que enfrentar a fila”, conta o motorista.
De acordo com a chefe de cartório, Alessandra Oliveira, na semana anterior, cerca de 150 atendimentos eram realizados diariamente.

Nesta semana, a procura dos eleitores foi 300% maior. “Estamos atendendo cerca de 500 senhas por dia, desde segunda-feira (2).

Hoje, acreditamos que este número possa aumentar ainda mais, por ser o último dia”, explica Alessandra.
Ela ainda explica que todos que não fizeram a atualização biométrica dos títulos nos últimos meses de 2015, já estão automaticamente com seus títulos cancelados.

Serviços onlineO eleitor pode consultar sua situação pelo site do TRE. Muitos serviços estão disponíveis como: certidão de quitação eleitoral, certidão de crimes eleitorais e certidão de filiação partidária.

AtendimentoO Tribunal Regional Eleitoral de Porto Velho está localizado na avenida Presidente Dutra, 1889, bairro Baixa União. O horário de atendimento é das 8h às 18h.

Fórum eleitoral de Ji-Paraná também teve filas nesta quarta (4) (Foto: Pâmela Fernander/G1)
.