Buscando orientar os seus alunos sobre a importância das profissões, uma escola situada no município de Açailândia, a 600 km de São Luís, decidiu realizar uma palestra com o objetivo de orientar os estudantes sobre a escolha do curso superior.
A supervisora escolar, Raimunda Borges, explica que a ideia é despertar no aluno a escolha correta sobre qual profissão seguir. “A expectativa é essa, que venha despertar, que eles se encontrem, realmente, que venha decidir qual é a profissão que vão escolher, principalmente, o terceiro ano do ensino médio, que já estão na porta do Enem”, explicou.

A palestra foi ministrada por profissionais que já atuam no mercado de trabalho. Por meio da iniciativa, os alunos tiveram a possibilidade de conhecer melhor as profissões que desejam seguir.

A ginecologista Ana Cristina Premolli, que foi uma das palestrantes convidadas, falou sobre os desafios de quem escolhe o curso de medicina. Ela destacou que a orientação na escolha da profissão é um diferencial para quem está finalizando essa etapa dos estudos.

“Essa fase que eles estão é uma fase de descoberta em todos os sentidos. É uma fase de descoberta para a vida.

É o inicio da vida adulta. Então, a escola está presente, a família, amigos ajudarem tudo que eles precisam para poder serem adultos felizes”.

Vitória de Almeida, estudante do 2° ano do ensino médio, disse que as palestras a ajudaram na escolha da sua profissão. “Cheguei a ter dúvida na questão da medicina e arquitetura.

Da medicina porque eu tenho uma irmã com problema de coração. Então, eu tinha vontade de fazer cardiologia pediátrica.

Nós temos que pensar não só na família, mas no que agente vai amar como profissão”, revelou
O engenheiro civil Márcio Matos comentou que com o avanço da tecnologia novas áreas de conhecimento foram ampliadas e desta forma a orientação vocacional é algo primordial ao estudante na escolha certa da profissão a ser seguida.
“Hoje, com avanço tecnológico abriu um ramo muito grande e essa orientação inicial é primordial para que esses jovens façam a escolha correta e entendam que a paixão pelo o que faz sempre vai fazer a diferença na vida profissional de cada um deles”, finalizou.

Palestra com profissionais de diferentes áreas ocorreu em escola de Açailândia (Foto: Reprodução/TV Mirante)
.