Palacete Provincial fica na Praça Heliodoro Balbi, mais conhecida como Praça da Polícia, no Centro Histórico de Manaus (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)
Espaços culturais localizados em Manaus terão atividades gratuitas da 14ª Semana Nacional de Museus, que inicia nesta segunda-feira (16) e segue até domingo (22).   O Dia Internacional dos Museus será na quarta (18). Confira a programação abaixo.

O Museu do Homem do Norte, Museu Casa Eduardo Ribeiro, Museu do Teatro Amazonas, Museu do Seringal Vila Paraíso e Palacete Provincial participam do evento com diversas apresentações acadêmicas e culturais, como exibição de filmes e documentários, espetáculos teatrais e de música, além de lançamento de livro e novas exposições. Veja a lista de atividades:Segunda-feiraMUSEU DO HOMEM DO NORTE9h às 14h – Visita guiada com os monitores caracterizados com figurino do cotidiano caboclo/ribeirinho/indígena10h – Palestra sobre a Questão Antropológica das Populações Ribeirinhas, com o professor Christian Pio Ávila Classificação: Livre Cultura da região Norte do país será exposta(Foto: Tiago Melo)Terça-feiraMUSEU CASA EDUARDO RIBEIRO9h às 14h– Visita monitorada por personagens caracterizados com figurino de época.

10h – Palestra sobre a importância de Eduardo Ribeiro para o Amazonas, com o professor Alfredo Lopes13h – Apresentação do Espetáculo Infantil “Muitas Luas”, com a Turma de Laboratório Teatral do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. Classificação: LivrePALACETE PROVINCIAL / Sala de Exposição Temporária – Museu de Numismática Bernardo Ramos9h – Abertura Exposição “Paisagens Culturais: Manaus Histórica”PALACETE PROVINCIAL / Museu da Imagem e do Som – MISAM9h e 13h – Exibição de “Memórias de Manaus”- Documentário TV Cultura.

(30 min) Classificação: LivreMUSEU DO HOMEM DO NORTE10h – Exibição do documentário sobre Índias Sateré-Mawé13h – Exibição do documentário sobre Silvino SantosTeatro Amazonas possui espaço para exposições (Foto: Camila Henriques/G1 AM) Quarta-feiraMUSEU DO TEATRO AMAZONAS9h às 17h – Gratuidade na visitaçãoMUSEU DO SERINGAL VILA PARAÍSO9h às 16h – Gratuidade na visitaçãoMUSEU CASA EDUARDO RIBEIRO9h às 14h– Visita monitorada por personagens caracterizados com figurino de época. 9h – Exposição de desenhos de alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, com a temática da semana.

10h – Apresentação da Camerata de Violões com os alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro13h – Oficina de Desenho e Pintura, com Nilde Marçal. Classificação: LivrePALACETE PROVINCIALAuditório Cel.

Pedro Henrique10h – Mesa Redonda: Tema: Intelectuais Amazonenses – Caminhos e Possibilidades para a Pesquisa Mesa: Prof. Dr.

Davi Avelino Leal e Prof. Dr.

Almir Diniz Carvalho Júnior. Moderador: Hélio Dantas Classificação: LivreCafé do Pina 11h – Lançamento do livro “Arthur Cézar Ferreira Reis: Trajetória Intelectual e Escrita da História” de Hélio Dantas.

Classificação: LivreCorredor do Andar Térreo do Palacete13h – Abertura da Exposição “Restaurar”, obras restauradas pelo Ateliê de Restauro. 13h – Apresentação musical do grupo de práticas de sopro, dos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

Classificação: LivreQuinta-feiraMUSEU DO TEATRO AMAZONAS10h: Apresentação Livro Vivo15h: Apresentação Livro VivoClassificação: Livre Venda de Ingressos: (R$ 20 e meia entrada válida para estudantes, idosos, militares e doadores de sangue. Gratuito para amazonenses e crianças até 10 anos)MUSEU CASA EDUARDO RIBEIRO9h e ás 13h: Exibição de “Memórias de Manaus” – Documentário TV Cultura.

(30 min) Classificação: LivrePALACETE PROVINCIAL / Museu da Imagem e do Som – MISAM9h e 13h: Exibição do documentário sobre a Catedral e o Teatro Amazonas Museu do Seringal Vila Paraíso foi construído parafilmagens da obra ‘A Selva’ (Foto: Tiago Melo)Sexta-feiraMUSEU DO SERINGAL VILA PARAÍSO9h – Exibição de Animação Infantil10h30 – Visita Guiada14h – Apresentação do espetáculo teatral “Muitas Luas” com os Alunos do Curso de Laboratório Teatral do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro15h – Visita Guiada Classificação: LivreMUSEU CASA EDUARDO RIBEIRO9h: Apresentação do Coral da Melhor Idade do Centro Estadual de Convivência do Idoso13h: Exibição de filme de ação e aventura rodado no AmazonasMUSEU DO HOMEM DO NORTE10h: Exibição de documentário sobre o Amazonas13h: Apresentação da dança Tarantela do Grupo da Melhor Idade do Centro Estadual de Convivência do Idoso Classificação: LivreSábadoPALACETE PROVINCIAL9h às 13h – Visita guiadaMUSEU DO SERINGAL VILA PARAÍSO9h às 16h – Visita guiadaDomingoMUSEU CASA EDUARDO RIBEIRO9h às 13h – Visita monitorada por personagens caracterizados com figurino de época.
.