Alunos pedem por conscientização no trânsito em Ji-Paraná (Foto: Pâmela Fernandes/G1)
Alunos, professores e direção da Escola Estadual Antônio Bianco se uniram, na manhã desta terça-feira (10), em Ji-Paraná (RO), em uma manifestação para pedir à prefeitura a instalação de lombadas nas imediações da escola. De acordo com a direção, o fluxo de carro no local é grande e há necessidade da ação. Alunos colheram assinaturas e também alertaram os condutores sobre a educação no transito.

A programação foi organizada em comemoração ao Maio Amarelo, idealizada pelo Departamento de Trânsito de Rondônia (Detran). De acordo com a vice diretora, Elciane Lima Silva Procópio, a mobilização, além de ser para conscientizar os motoristas que passarem pela rua Rio Amazonas, no Jardim Presidencial, onde fica localizada a escola, é também uma reivindicação.

“Nós estamos em busca de um quebra-molas aqui para esta rua. O fluxo de carros aumentou muito de uns anos para cá, principalmente com a abertura de dois novos bairros e nós vimos a necessidade.

Esta é a única via de acesso para este bairros”, explica a diretora. Segundo Elciane, já houve casos de acidentes com alunos da escola e já foram feitos pedidos à prefeitura através de ofícios, mas ainda não foram atendidos.

Estudantes dizem que carros passam em alta velocidade no local (Foto: Pâmela Fernandes/G1)
O aluno Ricael Meireles Pinati, de 10 anos, acredita que a implantação de uma lombada no local ajudaria a reduzir a velocidade que os carros passam. “Nós precisamos muito porque os carros passam em alta velocidade por esta rua, é muito perigoso.

Muita gente passa por aqui no horário de almoço, quando nós estamos saindo da aula”, diz o estudante.
O secretario municipal de governo, Ari Saraiva, afirma que a prefeitura deve solucionar o problema o mais rápido possível.

“Já entramos em contato com o pessoal da Emtu e a secretaria de obras fará um levantamento para a implantação de quebra-molas ou o que for necessário. Assim como a implantação de faixa no local”, afirma Ari.

.