Evento reuniu milhares de fiéis na Paróquia de São Jorge (Foto: Gabriel Machado/G1 AM)
Milhares de fiéis compareceram à festa que homenageia São Jorge, neste sábado (23), no bairro de mesmo nome, Zona Oeste de Manaus. Missas, arraial e uma procissão fizeram parte das atividades realizadas.   
De acordo com o os coordenadores paroquiais, Hélio Nogueira de Araújo e Irani Anselmo de Araújo, o evento é marcado pela variedade de devotos, de diferentes crenças e bairros da capital, que comparece à festa.

“O objetivo é evangelizar. Ainda mais esse ano, que é o Ano da Misericórdia”, afirmou Irani ao G1.

Segundo ela, a celebração já acontece há 59 anos, desde que o bairro foi fundado. Freis Faustino e Agostinho ministraram a Santa Missa, às 18h (Foto: Gabriel Machado/G1 AM)
“São Jorge possui vários tipos de devotos.

Durante o dia, houve uma participação muito grande aqui na igreja, de pessoas de vários cantos de Manaus. Ele [São Jorge] foi uma fé inabalável, conseguiu superar tudo”, completou Hélio.

A adoração a São Jorge ocorreu durante a manhã e início da tarde. Também foram realizadas uma  procissão às 17h, a Santa Missa a partir das 18h e um arraial iniciou às 19h.

Os freis Faustino e Agostinho ministraram a cerimônia. A primeira missa do dia, também dedicada ao santo, iniciou às 6h.

Evento reuniu devotos de diversas comunidades dacapital (Foto: Gabriel Machado/G1 AM)FiéisO funcionário público Adal Souza e a professora Gigi Nogueira sempre frequentam o evento. Casados há cinco anos, eles são atraídos à festa pela renovação da fé.

“Não faz muito tempo que sou devoto a São Jorge, mas me identifiquei com ele. Celebramos junto a missa e arraial justamente essa questão da espiritualidade, de estar próximo a Jesus e São Jorge para obtermos êxito, também, na vida material”, destacou Adal.

Já a esposa, Gigi, ressalta a coragem do santo como sua principal característica: “Ele [São Jorge] é um santo guerreiro e nós, seres humanos, somos também guerreiros e batalhadores. Isso é muito importante para a gente, como pessoa”.

A artesã Juliana de Almeida Avelar participa da celebração pelo segundo ano consecutivo. Ela aproveita a grande movimentação de fiéis no local para comercializar seus artigos religiosos.

“É muito bom prestigiar essa devoção de perto. Você repara que tem muita gente, muitos fiéis.

A renovação da fé é muito importante, ainda mais se levarmos em conta os problemas pelos quais o povo brasileiro vem passando este ano. E são nessas horas que as pessoas buscam mais”, disse.

Dia de São Jorge foi celebrado com procissão neste sábado, em Manaus (Foto: Gabriel Machado/G1 AM) Celebração começou às 6h e seguiu durante o sábado inteiro, em Manaus (Foto: Gabriel Machado/G1 AM)
.