A partir desta quinta-feira (14), os motoristas que forem pegos circulando pela faixa exclusiva de ônibus da Rua Conselheiro Laurindo, entre o bairro Prado Velho e o Centro, em Curitiba, serão multados. A infração é considerada gravíssima com perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 191,54.
Além desse trecho, também foram instaladas faixas exclusivas entre a Rua Chile e a Av.

Sete de Setembro e Av. Visconde de Guarapuava até a Travessa Itararé, próximo ao Terminal Guadalupe.

A velocidade máxima permitida na Conselheiro Laurindo é de 60 km/h até a Av. Sete de Setembro e de 40 km/h na continuação da via.

As áreas de acesso para conversões são demarcadas por uma linha pontilhada que fica a cerca de 20 metros do cruzamento – para o acesso à Av. Silva Jardim, que tem grande movimento, a linha pontilhada se inicia logo após o cruzamento com a Av.

Getúlio Vargas e Av. Dário Lopes dos Santos.

Segundo a prefeitura, motoristas e motociclistas poderão passar para a faixa exclusiva apenas nesses acessos – respeitando o fluxo dos ônibus que têm a preferência – para depois fazer a conversão à direita ou à esquerda, segundo a prefeitura.
Ainda de acordo com o órgão municipal, a faixa exclusiva da Rua Conselheiro Laurindo beneficia 50 mil passageiros transportados por 15 linhas do transporte coletivo.

Entre elas estão Santa Bárbara, Petrópolis, Solitude, Avenida Munhoz/Jardim Botânico e Erasto Gaertner. Faixa exclusiva foi instalada na Rua Conselheiro Laurindo entre o Prado Velho e o Centro (Foto: Cesar Brustolin/SMCS)
.