Tempo nublado e chuva deve invadir Manaus nos próximos dias (Foto: Ive Rylo/G1 AM)
Temperaturas mais baixas devem ser registradas em Manaus neste fim de semana, por conta da chegada do fenômeno conhecido como “friagem”. Por isso, o tempo deve ficar nublado com possibilidade de chuva para os próximos dias. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas máximas não devem atingir os 30ºC e mínimas de 21ºC, devido a uma massa de ar vinda do sul do continente.

De acordo com o meteorologista, Gustavo Ribeiro, do 1° Distrito de Meteorologia AM/AC/RR, a queda de temperatura causada pela “friagem” deve atingir o estado do Acre, Rondônia, a capital Manaus e algumas cidades no sul do Amazonas. “É relativamente comum sua ocorrência nos meses mais frios dos estados do sul do Brasil, que vai do final de abril ao início de setembro”, disse.

Ribeiro explicou que a temperatura deve cair, contudo, não estão previstas quedas bruscas. “Friagem com queda brusca de temperatura não teremos.

Mas teremos bastante nebulosidade e chuva e, por isso, as temperaturas não se elevarão como normalmente ocorre aqui na capital amazonense”, explicou. O fenômeno causa chuva por conta da nebulosidade e com isso, as temperaturas não se elevam.

“A friagem na região de Manaus organiza uma camada de nuvens densas, deixando o tempo bastante instável e com chuva, portanto, a temperaturas não se elevam, ficando mais amenas”, afirmou. No sábado as temperaturas mínimas devem ficar entre 21 e 23°C e as máximas entre os 28 e 30°C, com possibilidade de chuva.

Já no domingo, a previsão é de tempo instável e céu variando de parcialmente nublado a nublado com chuvas em áreas isoladas. As temperaturas devem variar entre os 21 e 23°C a mínima e os 29 e 31°C a máxima.

Em ambos os dias, é previsto que a velocidade dos ventos seja fraca.
.