Disputa inicia com as quadrilhas juninas tradicionais (Foto: Jorge Cardoso da Silva Junior/Agência Amapá)
Ainda faltam cerca de dois meses para as festas dos santos populares de junho, porém os grupos de quadrilhas no Amapá já iniciaram os preparativos para a quadra junina, com a realização de pré-festivais. O objetivo é arrecadar recursos para os figurinos que devem ser utilizados durante as apresentações.
De acordo com a Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap), os pré-festivais estão sendo realizados nos municípios de Mazagão, Ferreira Gomes, Santana, Laranjal do Jari e a última etapa iniciou na quinta-feira (21), na capital, Macapá.

O dinheiro arrecadado nas bilheterias dos eventos serão repassados para as quadrilhas investirem na confecção de figurinos dos participantes, um total de aproximadamente 14 mil dançarinos. Daiani Ronieli, presidente da Fefap(Foto: Reprodução/Rede Amazônica no AP)
Os eventos antecedem o calendário oficial da Quadra Junina no Amapá.

Em entrevista à Rede Amazônica, a presidente da federação, Daiane Ronieli, disse que o governo do estado ainda não sinalizou repasses financeiros, mas que reuniões com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) estão sendo realizadas.
“Vamos marcar uma reunião com o governador para que seja definida onde a estrutura pode ser montada e qual valor pode ser repassado.

Mas independente disso, o cronograma será seguindo e depois vamos fazer a abertura oficial da quadra junina”, ressaltou a presidente.
Após os festivais, a programação da quadra junina inicia com o concurso Garota Fefap 2016 e a apresentação competitivas das quadrilhas, com previsão para iniciar nos dias 11 e 12 de junho, em Ferreira Gomes.

A etapa final do evento acontecerá em Macapá, ressaltou a federação.
.