Secretaria de Agricultura premia pescador que pegar peixe mais pesado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapuava)
A Prefeitura de Guarapuava, na região central do Paraná, realiza no domingo (1º) uma festa em comemoração ao Dia do Trabalhador. O evento ocorre no Parque no Lago, no Centro da cidade, a partir as 8h.
De acordo com a prefeitura, o evento tem pescaria, corrida rústica, shows, brinquedos infláveis, praça de alimentação coberta, além de serviços gratuitos prestados pelas secretarias e órgãos municipais.

A pescaria no Parque do Lago ocorre das 8h até às 18h. Os participantes que pescarem o peixe mais pesado são premiados.

A partir das 8h, a barraca da Secretaria de Agricultura fica aberta para que os pescadores levem seus peixes para serem pesados e medidos.
Outras atividades ocorrem fora do parque, como o Campeonato de Futebol Society, no Serviço Social do Comércio (Sesc), a partir das 8h30.

As inscrições podem ser realizadas na Secretaria Municipal de Esportes, até sexta-feira (29).
O Campeonato de Truco começa a partir das 14h, na Sociedade Esportiva e Recreativa Atalaia, e recebe inscrições no local entre 12h30 e 14h de domingo.

Também é realizada a Corrida Rústica do Dia do Trabalhador, com largada prevista para 8h30, no Parque do Lago. Confira abaixo a programação completa o evento e os serviços oferecidos por cada secretaria/órgão:- Programação Cultural – Palco PrincipalRoni Santos e Isaías;Celso Costa e Banda;Bruna e Luciano;Manos Crew.

– Secretaria Municipal de Agricultura: premiação para os participantes que pescarem o peixe mais pesado. Visitando o estande da secretaria, também é possível conhecer o Programa Vida Rural.

– Secretaria Municipal de Políticas Para Mulheres: informações de como a mulher tem ampliado o seu papel na sociedade, por meio da profissionalização do Projeto Orquídea. Secretaria Municipal de Esportes: atividades recreativas durante todo o dia, além de competições de diferentes esportes e dança de rua.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente: orientações para a comunidade sobre a importância do Programa Jogue Certo para que assumam atitudes que possibilitem a redução na geração dos resíduos sólidos e a correta destinação. Secretaria Municipal da Educação e Cultura: informações sobre o Programa Corrente Cultural e o Projeto Vem Ler, que estimulam o hábito de leitura nas crianças.

Além disso, há artes em jornal e caricaturas. Secretaria Municipal de Assistência Social: Recreação para crianças e informações sobre nossos programas Peti, ProJovem, Melhor Idade e Creas, produtos da Arte em Farinha e Provopar.

Secretaria Municipal de Saúde: orientações sobre higiene bucal e sobre o mosquito Aedes aegypti. Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo: Agência do Trabalhador participa com orientações sobre a entrada no mercado de trabalho e sobre o seguro desemprego.

Agência do Empreendedor faz parte com informações sobre formalização do MEI, orientações sobre crédito de fomento e inscrições para oficinas e palestras. Procon: orientações à população.

Associação de Micro e Pequenos Empreendedores de Guarapuava (AMPEG): Exposição de artesanatos produzidos por artesãos de Guarapuava. Núcleo Regional de Educação: os colégios estaduais Ana Vanda Bassara, Francisco Carneiro Martins e CEEP Arlindo Ribeiro promovem a divulgação de cursos técnicos, com informações sobre cada um, orientações e exposições de equipamentos e dos trabalhos realizados.

Há também coleta de lixo eletrônico. Acig e Sistema S(Sesi, Sesc, Sebrae, Senac, Seai, Senar): apresentação de cursos e serviços oferecidos à população.

Ouvidoria: canal aberto entre a prefeitura e o cidadão para esclarecer dúvidas, registrar solicitações e reclamações. Defesa Civil: equipe de apoio durante todo o evento.

.