A técnica em enfermagem Ana Paula Pereira foi uma das 120 pessoas que doaram sangue na primeira coleta externa do Hemomar neste mês de abril (Foto: Francisco Campos / Secap)
Com o objetivo de reforçar o estoque do banco de sangue para transfusões nos hospitais do Maranhão, Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão (Hemomar) realiza ações de coleta de sangue no município de São Luís. A programação foi iniciada no último sábado (16), na Igreja Católica Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Cohatrac I, integrada ao projeto ‘Irmão de Sangue’ realizado pela Igreja e que há cinco anos mobiliza a comunidade a fazer a doação. Cerca de 120 bolsas de sangue foram coletadas das 9h às 16h.

A programação de coleta externa acontece em diferentes bairros para ajudar a manter o estoque de sangue que abastece todas as unidades de saúde públicas ou privadas. Hemomar faz campanha para aumentar estoque de sangue no MA (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Segundo a assistente social e coordenadora da coleta externa do Hemomar, Walma Costa, essas ações são importantes para ajudar a abastecer o banco de sangue para atendimento das urgências e emergências.

De janeiro a março, as ações itinerantes já coletaram um total de 430 bolsas de sangue em São Luís e demais cidades da região metropolitana.
A técnica em enfermagem Ana Paula Pereira, de 24 anos, é doadora de sangue regular – aqueles que fazem a doação periodicamente.

“Sempre que posso eu faço a doação, pois sei que esse é um gesto nobre. Se as pessoas soubessem a importância de cada gota de sangue elas iriam doar também”, contou Ana Paula.

As próximas ações serão realizadas no dia 28, na Universidade Ceuma do Renascença; e no dia 30, na Igreja Assembleia de Deus Cristo Para Todos, no bairro da Aurora. Para solicitar o serviço de coleta externa, basta agendar com a assistência social do Hemomar por meio do telefone: (98)3216-1134.

.