Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima(Foto: Santuário de Fátima/Divulgação)
Fiéis católicos de Manaus se preparam para receber a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que será transportada de Portugal até o Amazonas. A visita faz parte das comemorações do centenário das aparições da Virgem Maria. A programação inicia na noite de 5 de maio, data prevista para a chegada.

De acordo com informações do Santuário de Fátima de Manaus, a imagem da santa desembarca no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Zona Oeste, e segue em carreata até a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição, localizada no Centro. Uma missa presidida pelo Bispo Auxiliar, dom Mário Antônio da Silva, acontece por volta das 19h.

Logo em seguida, outra romaria levará a imagem até o Santuário da Praça 14, local onde a santa permanecerá por mais tempo durante a passagem por Manaus.
No sábado (7), haverá apresentação de peças sobre as aparições de Fátima, para as crianças do bairro, a partir das 16h.

Durante a noite, as atividades continuam com arraial e show musical. No dia 12, acontecerá a consagração dos fiéis à Virgem Maria.

A Celebração está prevista para iniciar às 19h.
Na sexta-feira, 13 de maio, dia da santa, a programação começa às 6h, com uma Alvorada Mariana pelas ruas da Praça 14.

Ao meio-dia, haverá a realização de uma missa. Às 17h, uma carreata levará o ícone, do Santuário até a Igreja de São Sebastião, onde haverá outra missa às 18h.

Logo em seguida, os fiéis farão o percurso inverso, levando a imagem de volta a Igreja da Praça 14, na famosa “Procissão Luminosa”. Na chegada, haverá uma Celebração campal, seguida de mais uma noite de arraial.

Durante toda a semana, haverá reza do Rosário e a celebração de missas, com bênçãos para os jovens, crianças, casais, trabalhadores e idosos.
O tema da festa deste ano é Maria, Mãe da Misericórdia, e visa preparar os fiéis para o grande centenário das aparições, que acontecerá no ano que vem, em todas as Igrejas que levam o nome da santa, espalhadas pelo mundo inteiro.

Antes de chegar a Manaus, a imagem já passou por Brasília e outras cidades. O intuito é que a visita aconteça a todos os estados do país.

.