Imagem foi recebida por fiéis no Aeroporto Eduardo Gomes (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chegou a Manaus nesta quinta-feira (5) e foi recebida por dezenas de fiéis. Partindo de Portugal, o desembarque ocorreu no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Zona Centro-Oeste da capital e contou com uma celebração logo após a chegada. A visita faz parte das comemorações do centenário das aparições da Virgem Maria e a peregrinação é realizada em várias partes do mundo.

Ao todo, 13 imagens percorrem o mundo todo, segundo o movimento Equipe de Nossa Senhora, pertencente à Arquidiocese de Manaus. O movimento afirma que a principal mensagem da visita é a conversão e a penitência, a fim de que as pessoas se voltem para a espiritualidade.

A advogada Carol Cavalcante, de 29 anos, levou a filha Maria Eduarda para receber a imagem. Ao G1, ela contou que casou no dia 13 de maio – data dedicada à Fátima – e que deu o nome de Maria à filha em homenagem à santa.

“Eu e meu marido sempre fomos devotos de Nossa Senhora e quando resolvemos casar, quisemos homenageá-la. Quando descobrimos que eu estava grávida, fomos à igreja e consagramos nossa filha.

A Nossa Senhora sempre abençoa a nossa família. Já tivemos muita graças”, comemora.

 
A industriária Monique Fragoso, de 33 anos, afirma ser um privilégio receber a imagem. “Pra mim é muito importante estar aqui, recebendo a imagem que veio de tão longe.

É uma forma de receber a benção de Nossa Senhora, mas também serve de marco na minha vida esse momento”, comentou. ProgramaçãoNo sábado (7), haverá apresentação de peças sobre as aparições de Fátima, para as crianças do bairro, a partir das 16h.

Durante a noite, as atividades continuam com arraial e show musical. No dia 12, acontecerá a consagração dos fiéis à Virgem Maria.

A Celebração está prevista para iniciar às 19h.
Na sexta-feira, 13 de maio, dia da santa, a programação começa às 6h, com uma Alvorada Mariana pelas ruas da Praça 14.

Ao meio-dia, haverá a realização de uma missa. Às 17h, uma carreata levará o ícone, do Santuário até a Igreja de São Sebastião, onde haverá outra missa às 18h.

Logo em seguida, os fiéis farão o percurso inverso, levando a imagem de volta a Igreja da Praça 14, na famosa “Procissão Luminosa”. Na chegada, haverá uma Celebração campal, seguida de mais uma noite de arraial.

Durante toda a semana, haverá reza do Rosário e a celebração de missas, com bênçãos para os jovens, crianças, casais, trabalhadores e idosos.
.