Evento aconteceu durante este sábado (16), no Parque Municipal do Mindu (Foto: Indiara Bessa/G1 AM)
Índios da etnia Tikuna realizaram neste sábado (16) um evento de apresentação e de comemoração ao Dia do Índio, que acontece dia 19 de abril, no Parque do Mindu, bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus. A programação iniciou pela manhã e finalizou nesta tarde com o Ritual da Moça Nova.
Com o objetivo de celebrar a semana do índio e aproximar a sociedade civil da cultura indígena, os Tikuna se reuniram em uma cerimônia repleta de tradições no Parque do Mindu.

Às 9h, o evento iniciou com o hino nacional cantado na língua Tikuna e prosseguiu com a apresentação da tribo aos convidados. Em seguida, houve a apresentação de artistas indígenas, cantores da etnia Tikuna, que durou durante toda a manhã.

Para o cacique da tribo, Agnilson Peres, a atividade é um resgate da cultura afim de acabar com o preconceito nas grandes cidades. Ritual da Moça Nova, tradicional da cultura dos Tikuna (Foto: Indiara Bessa/G1 AM)
“O nosso objetivo aqui é promover o encontro geral da sociedade civil de Manaus, para que veja que o índio não é um bicho, que o índio não é um mendigo, não é aquele que está pedindo esmola, mas sim aquele que está se organizando com a sua comunidade buscando a melhoria na qualidade de vida, na área de educação e na área de saúde”, afirmou.

Ao final, o evento finalizou com o ritual da Moça Nova, que representa a passagem da menina indígena para a vida adulta. Durante o ritual, são arrancados fios de cabelo da ‘moça nova’ e uma sequencia de danças típicas que reuniram os índios em celebração até o final da tarde.

.