Site era um desejo antigo do analista de desenvolvimento de sistemas (Foto: Divulgação)
Na tentativa de eliminar os buracos em Uberlândia, um jovem de 23 anos lançou um site que registra o local onde existe o problema. Em poucos dias na web, o “Buracos Uberlândia” já teve mais de 13 mil acessos e 237 alertas gerados por toda a cidade. A Prefeitura disse que aprova a iniciativa e que também vai interagir com o site.

 
A ferramenta, que qualquer pessoa tem acesso, era um desejo antigo de Frederico de Souza Ferreira, que mora há dez anos na cidade, mas é natural de Paracatu. Ele é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e tem pós-graduação em Desenvolvimento de Web e Dispositivos Móveis, e criou um ambiente capaz de funcionar até mesmo pelo celular.

O idealizador explicou que o site é interativo e formado por um mapa colaborativo, em que a intenção é alertar e informar sobre o problema, mas também sobre a solução dele.
Segundo Frederico, ao realizar um alerta, o internauta coloca o e-mail e, assim que o buraco for tapado, ele recebe a notificação.

Caso queira, ele também pode avisar por e-mail que o problema foi resolvido. “Queremos informar para o cidadão, assim como para a Prefeitura, sobre os buracos nas ruas.

A proposta é fazer com que Uberlândia seja uma cidade melhor”, afirmou.
O projeto custou R$ 60, mas deve aumentar de valor, já que Frederico pretende torná-lo um aplicativo, o que deve acontecer nos próximos meses.

Ele também tem a ideia de fazer com que outros municípios utilizem esta ferramenta. ApoioSobre o projeto, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria de Obras, se posicionou dizendo que aprova a iniciativa do site e que as informações dos problemas resolvidos serão enviadas para que também sejam divulgadas.

Disse ainda que as equipes da operação tapa-buracos têm intensificado os trabalhos priorizando as vias de maior fluxo de veículos e rota dos ônibus do transporte público e acrescentou que a população pode entrar em contato para pedir pelo serviço mediante o telefone (34) 3239-2800.
.