Foco da medida é combater crime em escolas (Foto: Reprodução/TVCA)
A Prefeitura de Manaus sancionou a lei Nº 104 que cria o “Março Laranja”, mês de prevenção e combate ao bullying escolar na capital. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM).
Pelo texto aprovado, bullying é definido como todo ato de violência física ou psicológica, intencional e recorrente, praticado por indivíduo ou grupo contra uma ou mais pessoas no ambiente escolar, com o intuito de intimidá-la, agredi-la ou discriminá-la, caracterizando um processo de vitimização em uma relação assimétrica de poder entre as partes.

De acordo com a lei aprovada, a instituição do “Março Laranja” tem o objetivo de promover o debate sobre o bullying nas escolas.  
Também estabelece que sejam realizadas campanhas educativas e informativas, envolvendo a comunidade, os pais, professores e outros profissionais que atuam nas áreas da educação e da proteção à criança e ao adolescente.

A data fará parte do Calendário Oficial da Cidade de Manaus, o Mês de Prevenção e Combate ao Bullying Escolar, a ser celebrado anualmente no mês de março.
.