Superintendência de Homícidios e Proteção à Pessoa investiga o crime (Foto: Flora Dolores/O Estado)
A execução do líder comunitário José Conceição Pereira, 58 anos, está sendo investigada pela Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) da Polícia Civil do Maranhão. O crime aconteceu na noite de quarta-feira (13) no bairro do Coroadinho, em São Luís. A vítima foi morta com um tiro na nuca dentro da casa onde residia na Rua da Alegria.

Segundo a polícia, o suspeito, ainda não foi identificado, mas sabe-se que o mesmo entrou pela porta dos fundos e disparou contra José Conceição, também conhecido como ‘Irmão do Coroadinho’. No entanto, as motivações para o crime ainda são desconhecidas.

José Conceição Pereira foi morto com tiro na nucadentro de casa (Foto: Reprodução/TV Mirante)
O corpo do líder comunitário José Conceição Pereira foi velado na igreja evangélica quadrangular, na comunidade Pica-Pau, que fica no bairro do Coroadinho. No velório, ninguém quis comentar sobre a morte de José Conceição, apenas disseram que nada foi levado da casa.

O enterro será realizado na cidade de Anajatuba, cidade a 130 quilômetros de São Luís. Crimes contra liderançasÉ o quarto assassinato de líder comunitário em sete meses.

No dia 24 de dezembro, Antônio Isídio Pereira da Silva, 52 anos, foi encontrado morto em um povoado de Vergel, localizado na cidade de Codó (MA). Segundo o pároco da Pastoral da Terra, a vítima estava desaparecida desde o dia 20 e já havia sofrido várias ameaças de morte.

No dia 16 de outubro, Ivanildo da Silva Coutinho, conhecido como Ivanildo Bananeiro, de 48 anos, foi morto a tiros, em um bar localizado no Tibiri, na zona rural de São Luísx. Ele era presidente da União de Moradores da Vila Aparecida.

No dia 9 de outubro, a integrante da Associação de Moradores da Vila União, Ana Cláudia Barros, de 53 anos, foi morta a tiros na Avenida da Fraternidade, em São Luís.
.