Chuvas provocaram estragos e ocorrências nos últimos dias  (Foto: Divulgação)
Em apenas duas semanas, o acumulado de chuvas registradas em Manaus é de 224 milímetros, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O volume é considerado ligeiramente acima do normal para o período.
Segundo o Inmet, no mesmo período de abril de 2015 em Manaus, havia chovido 81 mm.

“Volume bem inferior ao atual (224 mm), pois estávamos sob o efeito do fenômeno climático El Niño, que dificulta a formação de nuvens na região”, justificou o meteorologista do Inmet Gustavo Ribeiro.
A previsão climática para Manaus indica chuvas dentro do normal à média na última quinzena de abril.

“Em relação às temperaturas, os últimos 15 dias devem ter dias com temperaturas dentro da média para o período”, informou o meteorologista.
De acordo com o Boletim Climático da Amazônia, elaborado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), mesmo com a acentuada redução do aquecimento das águas subsuperficiais, ainda há o indicativo de manutenção do aquecimento anômalo das águas  superficiais do Oceano  Pacífico  Equatorial  até meados deste trimestre (abril, maio e junho).

“No início do trimestre é esperado padrões de chuva abaixo da média no centro-norte e nordeste do Amazonas, tendendo a normalidade no fim do referido trimestre. No interior do estado a condição é de chuvas dentro da normalidade”, afirmou o meteorologista do Sipam Lucas Mendes.

.