Um levantamento inédito feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base no Censo Demográfico de 2010 mostra que os nomes de batismo mais populares entre os amapaenses são Maria para as mulheres e José para os homens.
De acordo com o estudo, em 2010 existiam 35. 298 mulheres chamadas Maria, sendo o nome mais usado no estado em relação ao total.

Enquanto entre os homens, os registros mais comuns são José, com 15. 324 pessoas.

O Amapá seguiu a tendência do Brasil. O preferido para as mulheres em todos os estados também é Maria, com frequência de 11,7 milhões de pessoas.

Para os homens, José aparece no topo, com 5,7 milhões.
Também estão entre os cinco primeiros nomes mais comuns no Amapá para o sexo feminino os registros Ana, Francisca, Antônia e Adriana.

Para os homens, completam a lista João, Antônio, Francisco e Carlos. MetodologiaA pesquisa “Nomes no Brasil” tem como base as listas de moradores dos domicílios em 31 de julho de 2010, data de referência do último censo.

Segundo o IBGE, foram registrados o primeiro nome e o último sobrenome de todos os moradores. Em caso de mais de um morador com primeiro e últimos nomes iguais, foram registrados os outros nomes para permitir a distinção de ambos.

A variação na forma da escrita dos nomes com a mesma pronúncia foram contabilizadas distintamente, como acontece nos casos de Ana ou Anna, Ian ou Yan, Luis ou Luiz. Também não foram previstos sinais como acentos, cedilha, trema e til.

Para as Unidades da Federação, foram apresentados na pesquisa somente os nomes com frequência de pelo menos 15 homônimos e para os municípios se exigiu uma assiduidade de ao menos 10 nomes.
.