Com bom humor, o catador de materiais recicláveis e cantor de músicas ambientais, Davi Gomes de Souza, tira sua renda do lixo há 11 anos na capital rondoniense. Membro da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rua de Porto Velho (Asprovel), Davi, participa do mutirão de recolhimento dos resíduos toda quarta-feira, na sede da associação. Veja acima o catador de lixo cantando a música “Catadores de todos os matareiais reciláveis”.

Segundo Davi, seu trabalho com materiais recicláveis começou na fundação da Asprovel em 2005. “Há onze anos, trabalho junto com associação e houve um tempo que a renda era melhor, agora dá para sobreviver com uma renda de um salário mínimo.

Comecei nesse trabalho, pois acho importante preservar o que temos de mais importante: a natureza. O que nós catadores fazermos é ajudar o mundo,” disse Davi.

Davi é catador de materiais reciclavéis e atualmente vive da venda de cobre (Foto: Hosana Morais/G1)
Há mais de um 1 ano e 2 meses, Davi, começou a compor músicas ambientais e pretende gravar um CD e cantar para o mundo sobre o que a poluição tem feito com a natureza. O cantor já possui 12 músicas autorais.

“Eu sempre tive vários projetos, por isso decidir cantar sobre a natureza. E quando eu canto, falo muito da poluição e o que ela tem feito com o nosso clima.

Hoje, recebo apoio da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), que tem ajudado a divulgar o meu trabalho na cidade. É pouco, mas já ajuda muito”, informou Davi.

Davi pretende montar local onde os catadorespossam fazer artesanatos (Foto: Hosana Morais/G1)
Na chácara em que Davi vive, ele também pretende montar um local onde os catadores podem criar seus artesanatos e criar uma renda extra.
“Meu sonho é gerar emprego e renda para nós catadores que vivemos daquilo que tiramos da rua.

Por isso, também mexo com pneus velhos e, quem sabe no futuro, posso criar móveis com eles. Hoje, o mercado está pequeno.

Sobrevivo da venda de cobre, alumínio e garrafas pet. É pouco, mas não podemos parar de fazer esse trabalho, eu continuo na lida”, disse Davi.

Interessados em contribuir para a gravação do CD de Davi Gomes podem encontrá-lo no telefone (69) 9975-9672 ou (69) 9274-0330, ou podem se dirigir a sua casa no Bairro Renascer, na Rua Bolsocanga. *Colaborou Hosana Morais.

.