Pira olímpica sendo acesa pelo campeão geral da última edição dos jogos (Foto: Carlos Alberto Jr/G1)
Para comemorar o Dia do Exército, celebrado em 19 de abril, o 34º Batalhão de Infantaria de Selva (34º BIS), na Zona Oeste de Macapá, lançou nesta quarta-feira (13) as “Olimpíadas do Batalhão”, uma competição com 80 soldados em disputas em sete categorias.
O acendimento da pira olímpica, marchas e orações tradicionais militares, além do clássico do grupo europeu “The Final Countdown”, marcaram a cerimônia de abertura dos jogos. Tenente coronel Robson Monteiro Mattos,comandante do 34º BIS (Foto: Carlos Alberto Jr/G1)
O comandante geral do 34º BIS, tenente coronel Robson Monteiro Mattos, reforçou que as atividades esportivas dentro do batalhão ocorrem em datas comemorativas.

“Dia 19 de abril vai ser o Dia do Exército, ou seja, essas atividades são alusivas a data. Assim como no dia 25 de agosto [Dia do Soldado], quando também realizamos atividades semelhantes”, disse o tenente coronel.

Os militares vão disputar as categorias de futebol de sete, vôlei de areia, corrida rústica e o pentatlo, composto por cinco subcategorias de cunho militar.
“A principal categoria é o pentatlo militar, onde os soldados participam de cinco subcategorias: tiro ao alvo com fuzil, lançamento de granada, cabo de guerra, corrida em pista e natação”, detalhou.

As atividades esportivas iniciaram durante a tarde com a disputa de tiro ao alvo com fuzil, e seguem até sexta-feira (15), quando acontecerá a entrega de medalhas aos vencedores. Soldados fazendo a Oração do Guerreiro da Selva, em cerimônia de abertura (Foto: Carlos Alberto Jr/G1)Grupo vencedor da última edição dos jogos resguardam a pira (Foto: Carlos Alberto Jr/G1)
.