Moradores do município Governador Edison Lobão, a 730 km de São Luís, estão sofrendo com problemas no abastecimento de água. Os que padecem com o problema precisam se ajudar na luta para conseguir água para as atividades mais simples, como tomar banho.
No quintal da casa da dona Evanir Chaves da Silva, as garrafas servem para armazenar a água.

O problema é que ela não chega nem mesmo nas torneiras. A aposentada de 63 anos lembra que, muito tempo atrás, até tinha água nas torneiras, mas ultimamente a situação está bastante difícil.

“Têm vezes que [a água] chega só tarde da noite. Eu não levanto porque tenho medo de ficar nesse quintal, porque é aberto.

Aí fico nessa luta”, contou.
Além da Vila Getate existem vários outros bairros de Governador Edison Lobão que enfrentam o mesmo problema, entre eles a Vila Eurico, Vila Edinho e bairro da Baixada e bairro Santa Rita.

Uma caixa d’água da escola Santa Rita é que tem amenizado a situação dos moradores. Dentro da escola da pra ver os canos que ficam espalhados no chão, as crianças brincam e se sujam sem se preocupar na hora do recreio, esses canos vão levar água até as suas casas.

“Essa água aqui vem da escola e muita gente usa a água de lá. Porque não vem de outros lugares, aí tem que pegar do colégio”, explicou a dona de casa Elis Regina dos Santos.

A produção da TV Mirante tentou contato com a prefeitura de Governador Edison Lobão, por telefone, mas as ligações não foram atendidas. Moradores estão recorrendo à instalação de reservatórios e à compra de água (Foto: Reprodução/TV Mirante)
.