Palestras foram realizadas nesta quarta-feira, 11 (Foto: Eliete Marques/ G1)
Palestras para motoristas são algumas das ações da campanha ‘Maio Amarelo’, que começou em Vilhena (RO) no último dia 2 de maio, na BR-364. Na manhã desta quarta-feira (11), servidores da Circunscrição Regional (Ciretran) do , em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), abordaram condutores no km 1 da rodovia e alertaram sobre acidentes de trânsito.
A coordenadora da educação de trânsito da Ciretran no município, Claudinéia Brigel, explica que os motoristas ouvem sobre a realidade do trânsito brasileiro e como contribuir para a diminuição dos altos índices de acidentes.

“O nosso trânsito está caótico. Em proporção, para cada 100 mil habitantes, Vilhena só perde para capital em números de acidentes.

A falta de atenção e imprudência são os principais motivos para esse cenário”, afirma.
No município, a campanha abrange blitzes, palestras em escolas e empresas, e um concurso de redação para alunos de instituições públicas, do 5º ano ao ensino médio.

“Segundo dados da Ciretran, em 2016, ocorreram 665 acidentes em Vilhena; 945 pessoas ficaram feridas e 16 morreram. A campanha termina dia 31 de maio com uma caminhada pela Major Amarante e queremos ajuda da população para diminuir esses números”, enfatiza Claudinéia.

Maio AmareloInspirado em movimentos internacionais como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que abordam, respectivamente, as temáticas Câncer de Mama e Câncer de Próstata, o Maio Amarelo tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de mortes e feridos no trânsito. O símbolo do movimento é um laço na cor amarela, que ressalta a segurança no trânsito como questão de saúde.

.