Paredes com mofo e infiltrações também foram encontradas (Foto: Divulgação/ MP-MA)
O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) realizou vistoria em unidades de saúde do município de Sambaíba, situado na região sul do estado, e constatou diversas irregularidades no local. Também foi vistoriado um centro farmacêutico. Dentre as unidades de saúde que foram inspecionadas, estão a Unidade Mista Bom Jesus, Unidade Básica de Saúde Padre Franco Sirigatt, Unidade Básica de Saúde Dom Franco Marcerdote, além da Assistência Farmacêutica Básica.

Mobiliário danificado foi encontrado nas unidades desaúde (Foto: Divulgação/ MP-MA)
Nas unidades de saúde foram encontradas irregularidades como estruturas físicas inadequadas, paredes com infiltrações, instalações elétricas expostas, falta de higiene, leitos insuficientes, ausência de profissionais plantonistas e equipamentos e mobiliário inadequados ou danificados. Com relação a Assistência Farmacêutica Básica a equipe do MP verificou que a estrutura física apresenta infiltrações, não havia extintor de incêndio e alguns medicamentos estavam jogados ao solo.

As inspeções foram motivadas após laudo realizado pelo Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus). O órgão ministerial informou que deverá marcar uma reunião com o prefeito de Sambaíba, com a finalidade de buscar soluções para regularizar a situação das unidades de saúde.

.