Máquinas ajudaram na limpeza em dois cemitérios da capital (Foto: Carlos Alberto Jr/G1)
Iniciaram há duas semanas os serviços de limpeza nos três cemitérios de Macapá para o Dia das Mães, celebrado no segundo domingo do mês de maio. O mutirão é organizado pela prefeitura e abrange os cemitérios São Francisco, localizado na Zona Norte; Nossa Senhora da Conceição, no Centro; e São José, na Zona Sul.
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística de Macapá (Semur), Manoel Barcelar, os trabalhos estão sendo feitos intensamente para que o prazo seja cumprido.

A prefeitura conta com cinco roçadeiras para uso exclusivo no São Francisco, e 60 homens para capina manual no São José. Titular da Semur garante limpeza dos cemitérios atéo dia 7 de maio (Foto: Carlos Alberto Jr/G1)
“Esses dois cemitérios são nossas prioridades e os trabalhos estão sendo intensos, para que, até a noite do dia 7 de maio [véspera do Dia das Mães], eles sejam entregues”, falou o secretário.

O cemitério mais antigo da cidade, o Nossa Senhora da Conceição, não precisou do mutirão, somente trabalhos de finalização, segundo Barcelar.
“Na verdade, estamos fazendo agora uma limpeza mais geral no local, mas ainda vamos fazer o que chamamos de pente fino, ou seja, talvez uma pintura nos muros e na parte administrativa e uma limpeza mais completa”, disse.

Trabalhadores em ação no cemitério da Zona Norte(Foto: Carlos Alberto Jr/G1)
O secretário ressaltou que será feito um acompanhamento constante nestes locais até a data, para evitar que o mato cresça.
Para o Dia das Mães, data em que os cemitérios recebem um grande número de visitantes, ficando atrás apenas do Dia de Finados, a secretaria solicitará um reforço na segurança.

A iluminação dos três cemitérios também será reforçada, conforme Barcelar.
“É comum visitações na noite anterior à data, e também no dia algumas pessoas ficam até as 19h, portanto, é importante esse reforço na segurança”, frisou.

Segundo ele, a Semur colocará duas pessoas das equipes de limpeza em cada cemitério para fazer o recolhimento do lixo que é deixado pelos visitantes, como caixas de velas, copos, garrafas plásticas e outros.
.