Nível do rio aumentou e invadiu ruas e avenidas na cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Ferreira Gomes)
O nível do rio Araguari, em Ferreira Gomes, a 137 quilômetros de Macapá, subiu mais de 1 metro e inundou ruas e avenidas do município nesta terça-feira (26), segundo a prefeitura. A instituição não tem a quantidade de atingidos. De acordo com informações repassadas pelas três hidrelétricas da cidade, o nível pluviométrico nas cabeceiras do rio está muito alto, ocasionando um grande volume de água.

A região do bairro Matadouro, localizado em uma área baixa da cidade, teve várias ruas inundadas. A prefeitura informou que a previsão é de que nas próximas 24 horas o volume de água aumente e, consequentemente, invada casas.

Vazão de água em comportas chega a 3 metroscúbicos, segundo empresa(Foto: Divulgação/Prefeitura de Ferreira Gomes)
A vazão de água nas comportas da empresa Ferreira Gomes Energia está em 3 mil metros cúbicos de água por segundo, informou a hidrelétrica. De acordo com a Defesa Civil Municipal, a alta do rio Araguari também se dá em função da maré de lançante.

A prefeitura de Ferreira Gomes informou que mobilizou tanto a Defesa Civil Municipal quanto a Estadual para fazer monitoramento nas áreas atingidas. Uma equipe ficará em alerta, além de carros e caminhões, para possíveis atendimentos de emergência.

Segundo a Defesa Civil do município, até esta publicação, o nível do rio estava 2,90 metros acima do considerado normal. Vias estão debaixo d’água em região baixa da cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Ferreira Gomes)
.