Tapioca de coco ralado, queijo coalho, leite condensado e Castanha do Pará para surpreender no Dia das Mães (Foto: Gabriel Machado/G1 AM)
O café da manhã do Dia das Mães merece um prato especial. Em Manaus, a tapioca – iguaria típica da região – ganha um toque nordestino – mais fina e crocante – para agradar até mesmo a mais exigente das matriarcas. Quem ensina os leitores do G1 a preparar o quitute são os empresários Malu Lisboa e Igor Araújo, de 25 e 24 anos, respectivamente.

O casal é proprietário do quiosque Mandió Tapiocaria, localizado no Manauara Shopping, Avenida Mário Ypiranga, Zona Centro-Sul da capital. Segundo Malu, a ideia para um estabelecimento especializado em tapioca surgiu de uma conversa com o marido.

Ideia para o quiosque surgiu de uma conversaentre o casal (Foto: Gabriel Machado/G1 AM)
“Um dia estávamos conversando sobre as tapiocas de Fortaleza e resolvemos abrir [o Mandió]. Em dois meses o quiosque estava pronto.

Nós sempre tivemos o costume de comer tapioca, somos viciados”, afirmou a empresária.
Para tirar a ideia do papel e criar um cardápio exclusivo para o local, o casal contratou o chef Daniel Cabral.

A partir do auxílio do profissional, os empresários foram criando e pesquisando novos sabores de tapioca. Atualmente, o quiosque conta com 14 tipos diferentes da iguaria, sendo dois fit, seis salgados e seis doces.

De acordo com Igor, a opção por explorar a iguaria preparada no Nordeste do país se dá a alguns fatores. “A tapioca dessa região é um pouco diferente da que as pessoas costumam comer em Manaus.

Ela é menor, mais fina e com mais recheio”, pontuou o empresário.
Para esse Dia das Mães, o casal selecionou a tapioca de coco ralado, queijo coalho, leite condensado e Castanha do Pará.

Segundo a dupla, a ideia é perfeita para quem quiser gastar menos e preparar algo criativo e divertido para a homenageada de domingo (8).
“Acho que a tapioca é sempre divertida de fazer, pois você pode prepará-la do jeito que quiser: fina, grossa, doce ou salgada.

Tudo depende de como você e a sua mãe gostam. O prato é simples e possui um custo muito baixo, ideal para o momento de crise que estamos vivendo.

Você pode fazer uma cesta de café da manhã bem legal para a sua mãe, com doces e uma tapioca salgada, por exemplo. É algo simples, fácil de fazer e que com certeza vai surpreender a sua mãe”, frisou Igor.

O primeiro passo para o preparo é peneirar a goma de tapioca (Foto: Gabriel Machado/G1 AM)Confira a receita:IngredientesCoco raladoLeite condensadoQueijo coalhoCastanha do ParáGoma de tapiocaAzeiteSalModo de preparoFatiar a Castanha do Pará. Colocar o azeite para a tapioca ficar mais leve e crocante.

Pegar a goma fresca e peneirá-la em uma panela já aquecida, até que a mesma fique fina. Em seguida, acrescentar os ingredientes na seguinte ordem: um pouco de sal, queijo coalho, Castanha do Pará, coco ralado e leite condensado.

Para finalizar, dobrar a tapioca ao meio. A Castanha do Pará deverá ser picada antes de ir para a panela (Foto: Gabriel Machado/G1 AM)O leite condensado e o coco ralado são os últimos ingredientes a serem adicionados à tapioca (Foto: Gabriel Machado/G1 AM) 
.