Comemoração ao Dia do Artista Plástico reuniu mais de 30 profissionais em praça (Foto: Estevam Eliel/G1)
Em comemoração ao Dia do Artista Plástico, celebrado em 8 de maio, o projeto Arte na Praça realizou nesta sexta-feira (6), uma exposição ao ar livre com trabalhos produzidos em tempo real por cerca de 30 artistas amapaenses.
Durante a exposição, os profissionais pintaram telas e as sortearam entre os visitantes. O evento contou com a participação da Banda da Guarda Municipal e do grupo de capoeira “Vem Brincar Capoeira”, do bairro Jardim Marco Zero.

Fotógrafo Paulo Gil (Foto: Estevam Eliel/G1)
Atuando na fotografia desde os 15 anos, Paulo Gil diz está feliz pois, pela primeira vez, expôs um trabalho no evento.
“O Amapá é um estado de imagem, todo mundo gosta e consome muita fotografia, e felizmente, as pessoas sabem diferenciar o que é uma boa fotografia, então me sinto feliz em está junto com os melhores, abrindo espaço para os novos companheiros que virão, e buscando a valorização, cada vez mais, das artes visuais no estado”, disse o fotógrafo.

Desenhista desde os 18 anos, Jair Penaforte fez uma pintura em paisagem utilizando a técnica do croqui, que dá vida as imagens através de traços e rachuras. Segundo ele, a categoria precisa de mais reconhecimento.

Desenhista Jair Penafort (Foto: Estevam Eliel/G1)
“Existem pessoas que estão a mais tempo nessa área do que eu, que contribuíram tanto para a cultura artística do estado, mas hoje não aparecem. Nós precisamos disso para aparecer um pouco mais, e mostrar que estamos no estado fortalecendo nossa cultura”, disse Jair.

Segundo o diretor presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Jansen Rafael, o evento possibilita a promoção da cultura local, e faz a interação entre o artista e a população.
“O evento vem primeiro promover a ocupação da praça artisticamente, além de lembrar o dia do artista plástico e visual no Amapá, que é muito esquecido, mas que não perde para nenhum artista no mundo.

Queremos possibilitar a geração de renda para esses artistas e promover a interação deles com a população”, ressaltou o presidente.
O evento também homenageou o mestre da cerâmica, Raimundo Hosana de Oliveira, conhecido popularmente como ‘Mestre Trocal’, que para os artistas, é um ícone dentro das artes plásticas no estado.

Dia do artista plástico é comemorado com exposição em Macapá (Foto: Estevam Eliel/G1)
.