Aplicativo poderá realizar denúncias sobre crimesambientais no Amazonas (Foto: Divulgação)
Voluntários da ONG Instituto Amazônia Mais desenvolveram um aplicativo capaz de permitir que a população do estado do Amazonas faça, por meio de dispositivos móveis, denúncias de crimes ambientais aos órgãos competentes. O app deverá ser lançado nesta sexta-feira (15) e pretende incentivar as pessoas a realizarem fiscalizações sobre crimes contra o meio ambiente na capital e no interior.
Após uma sequência de dias em que Manaus amanheceu encoberta por nuvens de fumaça resultantes de queimadas no fim de 2015, os voluntários do Instituto Amazônia Mais decidiram criar um aplicativo de denúncia a crimes ambientais como queimadas, extração ilegal de madeira e captura e venda irregular de pescado.

O aplicativo irá funcionar como uma plataforma móbile e web de comunicação entre a população e os órgãos de fiscalização e proteção ao meio ambiente, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), o Batalhão de Incêndios Florestais do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, o Ministério Público Federal e o Movimento Ficha Verde.
O “Meu Ambiente” deverá permitir a qualquer pessoa que possua um smartphone denunciar crimes ambientais sem ter que decorar números de telefones, e-mails ou ainda se deslocar até os  órgãos de meio ambiente.

Para denunciar será preciso abrir o aplicativo, escolher a categoria de denúncia, inserir uma foto, inserir todas as informações que possam ajudar o órgão fiscalizador e enviar a denúncia.
Cada órgão terá acesso online às denúncias de sua competência, terão ainda login e senha para acesso restrito às denúncias, acesso ao endereço georreferenciado, imagens do infrator ou da situação do dano ambiental, ranking de denúncias e um sistema que permitirá responder à população a situação da denúncia feita.

.