O frio não espantou neste sábado (30) e milhares de pessoas acordaram cedo para tomar a vacina contra a gripe, em Campo Grande, durante o lançamento da 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Influenza A (H1N1) e B). Houve relatos de tumulto, filas e até falta de seringas. Neste 1° dia, a prefeitura informou que a intenção é atender em torno de 20 mil pacientes.

Durante a inauguração, na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Mário Covas, localizada na rua Leandro da Silva Salina, o secretário municipal de saúde pública, Ivandro Fonseca, disse que a expectativa é atender em torno de 10% do público neste sábado (30), em todos os 83 pontos existentes. “A prioridade são os grupos de risco e o nosso pessoal está preparado para o atendimento”, afirmou.

Neste local, conforme apurou a reportagem da TV Morena, centenas de pessoas aguardaram a vacinação, que teve início com uma hora de atraso.
Um idoso informou que chegou por volta das 5h30, sendo que gestantes, crianças e outras pessoas acima de 60 anos já aguardavam no local.

Ao G1 o idoso Valter Alves Ribeiros, de 61 anos, disse que chegou por volta das 8h (de MS), na UBSF da Vila Carvalho, localizado no bairro de mesmo nome, e já não havia mais vacina. “Não estamos entendendo que quantidade é essa que acabou tão rápido.

Acho que os responsáveis tem que tomar uma atitude mais adequada, ainda mais nesse período de gripe e frio. Tenho dificuldade de locomoção, ando de táxi e é muito caro ficar indo e voltando o tempo todo, já que eu perco tempo e dinheiro”, lamentou.

CampanhaA campanha tem o apoio do Serviço de Imunização da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) e se estende até o dia 12 de maio de 2016.
Na capital de MS, serão 83 locais de vacinação contra a gripe, entre unidades de saúde e supermercados, shoppings da cidade e a Praça Ary Coelho.

Após o sábado (30), as vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). Público AlvoTerão direito à vacina, pessoas com idade de 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de até 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, povos indígenas,  grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, profissionais de saúde.

InfluenzaA influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). Pontos de vacinação em Campo Grande neste sábado (30):Praça Ary Coelho – Avenida Afonso Pena, CentroShopping Pátio Central – Rua Marechal Rondon, 1380, CentroShopping Norte Sul Plaza – Avenida Presidente Ernesto Geisel, 21300, Jockey ClubShopping Campo Grande – Avenida Afonso Pena, 4909 , Santa FéShopping Bosque dos Ipês – Avenida Consul Assaf Trad, 4796, Parque Novos EstadosHipermercado Comper Tamandaré – Avenida Tamandaré, 635, Vila SobrinhoHipermercado Comper Brilhante – Rua Brilhante, s/n, Vila BandeirantesHipermercado Comper Jardim dos Estados – Rua Ceará, 1553, Jardim dos EstadosHipermercado Comper Center Ipê – Avenida Mascarenhas de Moraes, 2470, Monte CasteloSupermercados Comper Bandeirantes – Avenida Bandeirantes, 3393, GuanandiSupermercados Comper Parati – Rua da Divisão, 1208, ParatiSupermercados Comper Rui Barbosa – Rui Barbosa, 736, Vila GlóriaSupermercados Comper Zahran – Avenida Eduardo Elias Zarhan, 2500, São BentoExtra Hipermercado – Rua Maracaju, 1427, CentroExtra Supermercado – Avenida Joaquim Murtinho, 3167, Chácara CachoeiraAtacadão – Avenida Costa e Silva 1526, Vila MacielAtacadão – Avenida Coronel Antonino, 3699, Morada Verde
.