Calçadas de Cacoal, RO (Foto: Rogério Aderbal/G1)
A prefeitura de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, autorizou que moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais construam estacionamentos em parte das calçadas públicas. O objetivo da medida, segundo o órgão, é desafogar o trânsito e diminuir a demanda por estacionamento na região central da cidade.
Segundo o arquiteto da prefeitura, Rodrigo Selhorst, o projeto é amparado pelas leis nacionais e municipais de acessibilidade.

“Nossa intenção é ampliar as vagas de estacionamentos, principalmente no centro, onde a situação é mais critica, devido a grande concentração de veículos que se aglomeram nos poucos espaços vagos disponíveis na região”, aponta.
Ainda de acordo com Rodrigo, o interessado em construir estacionamento na calçada precisa da autorização da prefeitura, que definirá os critérios de cada caso.

“Como as calçadas são de competência do município, é necessário que o interessado apresente ao setor de planejamento municipal, um projeto das benfeitorias que serão realizadas. Isso porque alguns critérios precisam ser obedecidos, tendo em vista que nem todas as calçadas que podem ser reaproveitadas.

Além disso, o espaço de circulação dos pedestres não pode ser obstruído”, esclarece.
Para o pedreiro Jean Michel, o projeto chegou em uma boa hora, pois irá desafogar o trânsito na cidade.

“Hoje até de bicicleta está difícil de estacionar no centro, e com essa inciativa, novos espaços de rodagem serão criados, tendo em vista que os carros não ficarão mais parados nos cantos das vias”, conta.
.