Aplicativo já está disponível para celulares com sistema operacional Android (Foto: Michel Sousa / G1)
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Geral do Maranhão e da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) lançou nesta terça-feira (26) um aplicativo gratuito para celulares com o intuito de auxiliar as investigações relacionadas ao tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo e para ajudar na localização de foragidos da Justiça e autores de crimes. A nova ferramenta já está disponível na loja de aplicativos para celulares com sistema operacional Android, mas logo poderá ser baixada para smartphones iOS. Para baixar, basta acessar a loja, pesquisar pelo nome “ByZu”, fazer o download e instalar.

O objetivo principal do aplicativo é o recebimento de denúncias anônimas, que serão analisadas por uma equipe especializada. Após a avaliação das denúncias, elas serão encaminhadas a delegacias especializadas para a continuidade das investigações.

O aplicativo pretende, também, intensificar a aproximação da Polícia com a sociedade, segundo avaliou o superintendente de Polícia Civil da Capital, delegado Armando Pacheco. “Quando temos informações repassadas por pessoas que residem no local de onde parte a acusação, temos a otimização do nosso tempo, pois as investigações partem daquela denúncia, averiguamos o autor, que tipo de crime, e, assim, quando chegamos até o fato, torna-se mais rápido o procedimento”, disse ele.

Além de intensificar as ações de inteligência, o superintendente destaca que a Polícia Civil tem investido no uso da tecnologia para garantir resultados ainda mais expressivos. O delegado, destacou ainda que o ByZu proporciona à população mais um canal de comunicação que ajudará na identificação de criminosos que atuam na capital e no interior.

“Estamos com uma melhor gestão do sistema de Segurança Pública. Hoje nós trabalhamos com estatísticas, remanejamos efetivo, direcionamos forças baseados nos crimes que mais assolam no momento”, comenta.

Cidadão pode nos ajudar relatando dados de formasigilosa (Foto: Michel Sousa/G1)Denúncias por WhatsAppO “ByZu” não é a única ferramenta utilizada pela Polícia Civil para, com denúncias anônimas, intensificar as ações de segurança. No início do mês de abril, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Geral e da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), lançou o ‘Senarc no Combate às Drogas’ canal do aplicativo WhatsApp que está intensificando o combate às drogas.

Por meio do número telefônico (98) 9. 9163-4899, a Senarc disponibiliza serviço de coleta de informações através do WhatsApp, visando combater o tráfico de drogas em todo o estado.

O serviço funciona 24 horas por dia e tem sigilo absoluto, sendo totalmente confiável. A partir das informações repassadas, é iniciado um serviço de investigação e monitoramento, garantindo uma resposta satisfatória para a população.

.