Após quatro semanas com as águas totalmente poluídas, a Praia do Futuro, em Fortaleza, volta a ter pontos adequados para banho, segundo boletim de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (13) pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Semace).
Segundo a pasta, quase 50% do setor leste do litoral de Fortaleza apresenta condições adequadas para o banho de mar, a área onde se encontra a Praia do Futuro, uma das mais procuradas pelos banhistas. Dos 11 trechos monitorados na região, cinco têm níveis indicados de qualidade para o contato de recreação com a água.

Na parte central da orla fortalezense, três dos 10 pontos também se encontram apropriados. Porém, a parte oeste não teve nenhum local classificado positivamente.

A Semace monitora semanalmente 31 trechos do litoral de Fortaleza. Possibilidade de doençasO dermatologista Daniel Coelho afirma que as pessoas devem evitar as praias com água poluída, que podem causar doenças de pele de grande risco.

“Se pode ter tanta infecções mais superficiais na pele como infecções mais profundas de maior risco. É importante que os pais evitem os contatos da criança principalmente aquelas com a imunidade mais baixa e que tenham ferimentos na pele”, recomenda.

Para classificar um ponto como próprio ou não a autarquia segue os padrões estabelecidos pela resolução 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Segundo a legislação, uma amostra de 100 ml não pode apresentar em mais de uma semana, levando-se em consideração as últimas cinco, níveis de coliformes termotolerantes acima de 1.

000. Praias de Fortaleza próprias e impróprias para banho, segundo a Semace (Foto: Reprodução)
Setor Leste
Centro
Setor OestePraias próprias para banho
Posto 3 – Entre os postos 6 e 7 dos BombeirosPosto 5 – Entre a Praça da Paz Dom Hélder Câmara até Posto dos Bombeiros 4Posto 6 – Entre os postos 3 e 4 dos BombeirosPosto 7 – Entre os postos 2 e 3 dos BombeirosPosto 8 – Entre os postos 1 e 2 dos Bombeiros
osto 15 – Entre a Volta da Jurema até foz do Riacho MaceióPosto 20 – Entre o Aquário até o Espigão da Rua João CordeiroPosto 21 – Entre o Inace (Ind.

Naval do Ceará) até a Caixa Cultural NenhumPraias impróprias para banho
Posto 1 – Entre o Posto dos Bombeiros 08 e a foz do Rio CocóPosto 2 – Entre os postos 7 e 8 dos BombeiroPosto 4 – Entre os Posto dos Bombeiros 6 até a Praça da Paz Dom Hélder CâmaraPosto 9 – Entre a rua Ismael Pordeus até Posto dos Bombeiros 1Posto 10– Entre o Farol até a Rua Ismael PordeusPosto 11 – Farol 
Posto 12 – Entre a Praia dos Botes e o FarolPosto 13 – Entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos BotesPosto 14 – Entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos JangadeirosPosto 16 – Entre Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da JuremaPosto 17 – Entre a Rua José Vilar e o Espigão da Av. Desembargador MoreiraPosto 18 – Entre Espigão da Rui Barbosa até a Rua José Vilar e o EspigãoPosto 19 – Entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av.

Rui BarbosaPosto 22 – Entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto NepomucenoPosto 23 – Entre a Av.

Philomeno Gomes até a Rua Padre MororóPosto 24– Entre a rua Jacinto Matos e a Av. Philomeno GomesPosto 25 – Entre a Av.

Pasteur até a Rua Jacinto MatosPosto 26 – Entre a Rua Francisco Calaça até a Av. PasteurPosto 27 – Entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco CalaçaPosto 28 – Entre a Rua Lagoa do Abaeté até a Rua Seis CompanheirosPosto 29 – Entre a Rua das Goiabeiras até a Rua lagoa do AbaetéPosto 30 – Entre a foz do Rio Ceará até a Rua das GoiabeirasPosto 31– Barra do Ceará
.