Produtores rurais durante atendimento (Foto: Assessoria/ Divulgação)
O prazo final para inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos proprietários rurais é 5 de maio, segundo a prefeitura de Porto Velho. Para ajudar produtores do distrito de Cujubim que ainda não regularizaram as propriedades, uma equipe formada por técnicos de diferentes instituições vai fazer um mutirão de cadastramento na sede da Prefeitura do distrito na sexta-feira (29), de 8h às 12h e 14h às 18h.
Os produtores que se enquadram na agricultura familiar podem se se dirigir ao mutirão com RG, CPF, certidão de nascimento do proprietário da terra, comprovante de posse ou propriedade do imóvel, coordenadas geográficas e mapa da área.

O cadastro é obrigatório para todas as propriedades e posses rurais, e oferece benefícios como acesso ao licenciamento ambiental e às políticas públicas como crédito rural, linhas de financiamento e isenção de impostos para insumos e equipamentos.
Para se enquadrar no termo de agricultura familiar é necessários que as propriedades se encaixem em em quatro módulos fiscais.

Em Rondônia 01 (um) módulo fiscal equivale a 60 ha (sessenta hectares), logo, 04 (quatro) módulos fiscais equivalem a 240 ha (duzentos e quarenta hectares). Portanto, em Rondônia o cadastramento é gratuito para produtores (as) rurais que possuam propriedades ou posses rurais de até 240 ha (duzentos e quarenta hectares), para imóveis rurais maiores que 240 ha (duzentos e quarenta hectares), o cadastro deverá ser feito exclusivamente por meio de contratação particular de responsável técnico.

.