Campanha lota postos de saúde de Cacoal (Foto: Magda Oliveira/G1)
O primeiro dia de campanha de vacinação contra o vírus da gripe H1N1 lotou os postos de saúde de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho. A grande procura pela vacina logo no primeiro dia pode ter sido motivada pelo medo da população, devido a alguns casos de suspeitas da doença registrados na cidade. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar cerca de 19 mil pessoas, até o dia 20 de maio.

A agente de aeroporto Jarluce Postigo não perdeu tempo e levou para o posto de saúde a filha de três anos. Para ela, a prevenção é o melhor remédio.

“Devido essas suspeitas da doença no município, eu estava bem atenta com o início da campanha. Me preocupo muito com a saúde da minha filha, pois eu sou adulta e posso me cuidar, ela ainda não faz isso sozinha e a vacina ajuda na prevenção”, acredita a mãe.

Vacina contra H1N1 está sendo feita em Cacoal(Foto: Magda Oliveira/G1)
Para que o atendimento fosse agilizado, as salas foram separadas, uma com atendimento dedicado apenas para as crianças de seis meses a menores de cinco anos, e a outra para atendimento de idosos e gestantes. De acordo com a coordenadora de imunização Elizete Rangel, no dia 30 de abril haverá o ‘Dia D’ de vacinação, quando as Unidades Básicas de Saúde irão atender durante todo o dia, sendo colocados mais dois pontos de apoio em algum órgão público.

“Durante toda a campanha, serão vacinadas apenas pessoas que se enquadram nos grupos prioritários, que são crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, idosos a partir de 60 anos, indígenas, portadores de doenças crônicas, presidiários e servidores do sistema prisional. Os demais não adianta procurarem as unidades, pois não foram disponibilizadas doses extras”, garantiu a coordenadora.

O atendimento nas unidades básicas de saúde começam às 8h da manhã e vai até meio dia e meia, de segunda a sexta-feira. Apenas no ‘Dia D’ da campanha, 30 de abril, os postos ficarão abertos o dia todo.

.