Emater irá promover palestra sobre manejo de lavouras de café com tecnologia (Foto: Emater/Divulgação)
Para aprenderem a manejar as lavouras de café de forma mais tecnológica, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) irá promover em Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, na sexta-feira (29), um Dia de Campo, com o tema ‘Cafeicultura Mecanizada’. Durante o evento rural, além de conhecerem novidades no setor, os participantes também irão assistir palestras voltadas para o tema.
De acordo com o extensionista da Emater Wesley Gama, o objetivo do encontro é a renovação da cafeicultura, com a disponibilidade de novas tecnologias.

A abordagem do evento será de uma cafeicultura mecanizada.
“A Emater está vendo a necessidade de alguns produtores mecanizarem sua produtividade, seja qualquer um dos setores dentro da cafeicultura”, diz o extensionista.

Vários temas relacionados ao café serão levantados na palestra (Foto: Emater/Divulgação)
As palestras que serão ministradas por funcionários da Emater e proprietários de empresa do setor irão abordar temas como custo de produção, adubação, café sustentável e será apresentada uma máquina colhedora de café.
“Essa máquina realiza a colheita dos grãos de café e traz otimização no tempo de trabalho, além de aumentar a quantidade de produtos que serão colhidos no mesmo dia.

Aqui em Cacoal já existe dois produtores que já adquiriram a máquina e os resultados foram positivos”, garantiu.
O município de Cacoal tem tido uma produtividade crescente.

Segundo Wesley, isso é reflexo dos investimentos focados na adubação, qualidade da muda e sistema de produção de poda.
“Nós partimos de uma produtividade média de 12 sacas de café por hectare e hoje já chegamos à média de 24 a 25 sacos do grão por hectare.

Os produtores mais tecnificados podem chegar até a 100 sacos de café por hectare”, contou.
O Dia de Campo será realizado a partir das 13 horas na Linha Eletrônica, sentido Rodovia do Café.

Os produtores interessados em participar poderão retirar um roteiro do local no próprio órgão.
.