Capacitação foi realizada em Cacoal nesta semana (Foto: Rogério Aderbal/G1)
Prestes de iniciar a vacinação contra H1N1 para os grupos prioritários, profissionais de saúde de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, participaram de uma capacitação nesta semana, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Participaram da reunião gerentes e enfermeiros de unidades básicas de saúde e de hospitais. Além de vacinadores e agentes comunitários de saúde.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Ivani Gromann, o encontro serviu para atualizar e tirar as dúvidas dos profissionais a respeito da campanha de vacinação contra a gripe H1N1. “Como as campanhas sempre sofrem algum tipo de alteração de um ano para outro, essa capacitação é necessária para evitar que erros sejam cometidos quando as equipes estiverem em campo”, explica.

Ainda segundo a coordenadora, além de tratar de questões técnicas das vacinas, como interpretação dos mapas, período da campanha e os grupos prioritários, ou seja, quem tem direito de ser vacinado, “também foram repassadas informações relacionadas à forma de coleta do material de pessoas suspeitas de estarem contaminadas pelo vírus H1N1, e os locais onde a população pode encontrar medicamento receitado para combater a doença”, relata.
.