Cursos e oficinas serão ministrados em parceria com o Patronato Penitenciário Municipal de Foz do Iguaçu (Foto: Prefeitura de Foz do Iguaçu/ Divulgação)
O programa “Estação Juventude”, do Governo Federal, está com inscrições abertas para cursos e oficinas gratuitas em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. As atividades destinadas a pessoas com idade entre 14 e 29 anos serão realizadas no Centro da Juventude do Jardim Naipi, em parceria com o Patronato Penitenciário Municipal. Os horários serão definidos conforme a disponibilidade do público matriculado.

Entre os cursos estão os de violão, web design, computação, filmagem e inglês e espanhol. Já as oficinas são para a confecção de sabonetes decorados, decoração em caixa de MDF, bordados em toalhas e fuxicos.

As matrículas podem ser feitas diretamente no Centro da Juventude – de segunda à sexta-feira, das 8h as 17h30 – ou no Patronato Penitenciário Municipal – das 8h às 17h. Para tanto, é preciso apresentar cópias do RG, do CPF, de um comprovante de residência atualizado e do comprovante de escolaridade.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3901-3459, 3901-3447 e 3901-3446.
Confira alguns dos detalhes das atividades oferecidas:Violão – A carga horária é de 144 horas e o curso dispõe de 15 vagas.

Na ementa constam conteúdos como: introdução à história da música; as notas musicais; o que é partitura musical; leituras no violão; conhecendo e praticando estilos musicais; tocando com desenvoltura. Web Design – A carga horária é de 144 horas e o curso dispõe de 20 vagas.

Na ementa constam conteúdos como: criando páginas em HTML; utilizando o CSS; tratamento de imagens com o Photoshop; utilizando o Java Script para o desenvolvimento web; trabalhando com o Flash dentro do desenvolvimento; como desenvolver aplicativos para celulares, smartphones e tablets. Computação – A carga horária é de 144 horas e o curso dispõe de 20 vagas.

Constam na ementa conteúdos como: instalando hardware; instalando software; criando um arquivo em PDF; construindo planilhas no Excel; criando um banco de dados com o Office; criando uma rede de computadores. Desenho/ Pintura/ Grafite – Este curso possui a carga horária de 48 horas e 15 vagas.

A ementa inclui conteúdos como: o processo criativo; sketches, telas e murais; técnicas de lambe-lambe, sticker, estêncil e free hand; é possível criar texturas; técnicas de desenho; técnicas de dimensões. Fotografia e Filmagem – Com a carga horária de 144 horas, o curso possui 15 vagas.

Entre os conteúdos da ementa estão: o aspecto visual; tipos de câmera; como elaborar um projeto fotográfico; edição de fotografia; tipos de câmera de vídeo; edição de vídeo. Inglês – O curso tem carga horária de 144 horas e 25 vagas.

Integram a ementa conteúdos como: a formação da frase e da oração em Inglês; apresentação pessoal; apresentação profissional; introdução a conversação em Inglês; técnicas de redação; pronúncia e leitura. Espanhol – Também tem carga horária de 144 horas e 25 vagas.

A ementa conta com conteúdos como: a formação da frase em Espanhol; apresentação pessoal; apresentação profissional; introdução a conversação em Espanhol; técnicas de redação; pronúncia e leitura. Garçom – A ementa deste curso, cuja carga horária é de 80 horas inclui: introdução a atividade profissional; o atendimento ao cliente; a questão da apresentação pessoal durante as atividades de trabalho; tipos de bares e restaurantes: como trabalhar em cada um deles; a preparação de pratos, taças e talheres; a preparação de guardanapos, montagem da mesa e do ambiente.

Patchwork – A oficina possui a carga horária de 40 horas e 20 vagas. Os alunos irão aprender conteúdos como realização pessoal na hora de produzir; patchwork: tecidos, cores e estampas; utilizando e manuseando as ferramentas; escolhendo e selecionando os materiais; criando peças; reinventando peças.

Pedraria em roupas – Esta oficina possui a carga horária de 40 horas e 20 vagas. A ementa inclui conteúdos como: os tipos de tecidos; customização em diferentes tipos de tecido; a transformação e personalização da peça; introdução à aplicação de pedraria, strass, franja e pérola; materiais e ferramentas necessárias; realizando acabamentos.

Trançado – Com a carga horária de 40 horas, a oficina possui 20 vagas. Entre os conteúdos da ementa estão: as ferramentas de trabalho; como preparar uma peça para trabalhar; técnicas para desfiar; técnicas de aplicação da fita; os diferentes tipos de trançado; a combinação das cores.

Bordado em Toalha – A oficina possui a carga horária de 40 horas e 20 vagas. Na ementa constam conteúdos como: conhecendo as ferramentas e tecidos; bordados em fita; bordado em ponto caseado; estilos diferentes de bordado; dicas para um bordado bem feito; criando diversas peças com diferentes tipos de bordado.

Sabonetes Decorados – Esta oficina possui a carga horária de 20 horas e 20 vagas. A ementa é composta de conteúdos como: como trabalhar a superfície do sabonete; colorindo e pintando o sabonete; criando kits diferentes para presente; criando sabonetes artesanais; tipos de sabonete; como inserir o perfume nos sabonetes.

Decoração em caixa de MDF – A oficina tem a carga horária de 40 horas e possui 20 vagas. Entre os conteúdos a serem ministrados estão: introdução aos tipos de madeira; como o MDF é utilizado para decoração; aprendendo a construir com o MDF; aplicando pintura no MDF; tipos diferentes de decoração com caixas de madeira; criando com técnicas de mármores, esponjado; metalizado e respingado.

Decoupage em Sandália – Com 40 horas e 20 vagas, a ementa é composta de conteúdos como: ferramentas e materiais necessários para a decoupage: pincéis, colas, tesouras, guardanapos para decoupage, lixa de unha; como realizar um processo de decoupage; preparando as peças; desenvolvendo a decoupage em sandálias e chinelos; realizando a aplicação passo a passo; modificando e personalizando as sandálias e chinelos. Patch Decor e Patch Embutidos – A oficina possui a carga horária de 40 horas e 20 vagas.

Na ementa constam conteúdos como: conhecendo o Patch Embutido; conhecendo os materiais e ferramentas de trabalho; como decorar peças; técnicas de Patch Decor e Patch Embutidos; aplicando as técnicas; criando caixa de vinho, porta-fralda, caixa de maquiagem, abajur, porta-jóias, cabideiro e bandeja. Fuxicos – Esta oficina possui a carga horária de 40 horas e 20 vagas.

A ementa é composta por conteúdos como: introdução ao artesanato; os materiais e ferramentas a serem utilizados; por que criar e customizar; exemplos de trabalhos com fuxico; como aproveitar materiais para a criação; iniciando o fuxico passo a passo.
.