Lançamento da edição 2016 do Agrinho reuniu centenas de pessoas na manhã desta quinta-feira em Campo Grande (Foto: Anderson Viegas/G1 MS)
O Programa Agrinho, maior iniciativa do responsabilidade social do Sistema Famasul e do Senar/MS, deve dobrar de tamanho em 2016, atendendo 120 mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de 348 escolas, em 40 municípios de Mato Grosso do Sul.   No ano passado participaram das atividades 60 mil estudantes de 20 cidades do estado.
A iniciativa complementa as atividades escolares promovendo a conexão do campo com a cidade, por meio da discussão de temas transversais como: ética, diversidade cultural, meio ambiente, trabalho e sustentabilidade.

Até o final do mês de maio, os educadores das escolas que vão participar vão participar de treinamento com os instrutores do Senar/MS para aplicar as atividades em sala de aula.
O presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, apontou na manhã desta quinta-feira (14), no lançamento da edição deste ano do programa, que ocorreu na sede da entidade em Campo Grande, que esse aumento da quantidade de alunos somente foi possível em razão das parcerias com sindicatos rurais, prefeituras e governo do estado, e que a educação é fundamental para a transformação de uma sociedade.

“A educação não transforma o mundo, mas muda as pessoas e essas sim podem mudar o mundo”, ressaltou”.
Centenas de pessoas acompanharam a solenidade, como representantes das escolas participantes do Agrinho, presidentes dos sindicatos rurais, prefeitos que assinaram o convênio do programa, secretários municipais, toda a diretoria do Sistema Famasul e do Senar/MS, além dos secretários estaduais Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica), Maria Cecília Amendola da Motta (Educação) e Athayde Nery (Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação).

Também estiveram presentes representantes de outras entidades do setor produtivo do estado, como presidente da Fiems, Sérgio Longen, o superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, e o presidente da Fecomércio, Edison Araújo.
.