Sarney Filho (PV-MA) confirma convite para assumir Meio Ambiente (Foto: O Estado/Arquivo)
Um dos nomes cotados do governo Michel Temer (PMDB), o deputado federal Sarney Filho (PV-MA) deve assumir o Ministério de Meio Ambiente. Ele confirmou em entrevista à Rádio Mirante AM na manhã desta quinta-feira (12) que recebeu o convite no último domingo (8), após alguns dias de conversas com Temer, que assume o exercício da Presidência da República após aceito o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
“Plantei a semente de tudo o que o Brasil está colhendo internacionalmente.

Agora, é uma missão nossa, eu sei, que muita coisa vai ter que melhorar”, diz Sarney Filho, que foi ministro da mesma pasta entre janeiro de 1999 e março de 2002, no governo Fernando Henrique Cardoso.
A posição de antagonismo com o agronegócio e o aquecimento global, além da superpopulação mundial e a mudança do clima, sobretudo com efeitos na Amazônia brasileira, devem ser as principais pautas do Ministério do Meio Ambiente sob comando de Sarney Filho.

Sobre o novo governo, Sarney Filho afirma que em reunião com o então vice-presidente, Temer garantiu a manutenção dos avanços sociais do governo Dilma Rousseff. “Houve muita boataria.

Ontem [quarta-feira], eu tive uma reunião com o presidente Michel Temer, e uma das coisas que ele garantiu foi os programas sociais. Ele me garantiu que esses avanços sociais não vão retroagir.

Eu jamais aceitaria participar de um governo que não assegurasse esses avanços sociais duramente conquistados na Democracia brasileira”, defendeu.
.