Pixinguinha (Foto: Mauren Bisilliat / Divulgação)
A 6ª Semana do Choro de Londrina, na região norte do Paraná, começa nesta segunda-feira (18) e segue até domingo (24).
A programação inclui apresentações, oficinas, rodas e entrevistas com antigos e novos músicos da região. Neste ano, todas as atividades são gratuitas.

Segundo a organização do evento, uma das principais intenções da Semana é comemorar o aniversário de Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha, que nasceu em 23 de abril de 1897.
A data de nascimento inspirou a criação do Dia Nacional do Choro.

Ainda de acordo com a organização, o músico carioca determinou as bases para consolidar o choro como gênero musical brasileiro. Confira abaixo a programação da 6ª Semana de Choro de Londrina:18/04, segunda-feira- Entrevista com o regional “Fucuta Migué” no programa “Modos de Vida”, da Radio UEL, às 15h.

19/04, terça-feira- Apresentação/Concerto Didático do regional “Fucuta Migué” na Escola Dôminos, na Avenida Presidente Castelo Branco, 1577, às 10h30. 20/04, quarta-feira- “O Choro vai à Escola” no Colégio Ubedulha C.

Oliveira, na rua Júlio Farináceo, 110, às 10h.
– Entrevista com o “Regional Maria Boa” no programa “Modos de Vida”, da Radio UEL, às 15h.

– Apresentações/Concertos Didáticos com regional “Futuca Migué” na escola Dôminos, na Avenida Presidente Castelo Branco, 1577. Duas sessões: às 16h15 e 17h.

– Lançamento da campanha de financiamento coletivo para o documentário “Londrina Sorri para o Choro” e roda no restaurante Dona Menina, na Rrua Guararapes, 177, às 19h. 21/04, quinta-feira- Roda de Choro no Restaurante Chão Comum (comunidade 12 Tribos), na Estrada do Limoeiro, às 12h.

– Roda de Choro no Bar Palito, avenida Aniceto Espiga, s/n (rotatória em frente ao Santarena), às 18h. 22/04, sexta-feira- Choro na Pizzaria Ravenna, na Avenida João Cândido, esquina com a Avenida Juscelino Kubitschek, às 19h.

– Roda com Regional Maria Boa no Bar Araras, av. João Cândido esq.

com Pará, às 20h. 23/04, sábado- Oficina de prática de conjunto de Choro na sede recém reformada da Secretaria de Cultura, em frente à Concha Acústica, às 9h.

– Choro no Restaurante Comidaria, na Rua Jorge Velho, 404, às 12h. – Roda no Boteco do Alemão, na Rua Mato Grosso, esquina com a Rua Paes Leme, às 19h.

24/04, domingo- Choro na Pizzaria Ravenna, na Avenida João Cândido, esquina com a Avenida Juscelino Kubitschek, às 12h.
.