Servidores municipais da saúde de Guajará-Mirim paralisaram nesta quinta-feira (12) (Foto: Júnior Freitas/G1)
Os servidores municipais da área da saúde se reuniram e deram início a uma paralisação parcial das atividades na manhã desta quinta-feira (12) em Guajará-Mirim (RO), cidade situada a aproximadamente 330 quilômetros de Porto Velho. Cerca de 40 profissionais de diversos setores se reuniram em frente ao Hospital Regional Perpétuo Socorro, no Bairro Centro, para discutir as principais reivindicações da categoria.
Em entrevista ao G1, o presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde de Guajará-Mirim (Sinsag), Francisco Tobias, disse que somente neste ano já houve oito paralisações, mas as reivindicações não foram atendidas.

“Temos 19 reivindicações, mas as três principais são o pagamento do salário até o quinto dia útil do mês; queremos que a pediatria que está no Hospital Bom Pastor volte a funcionar no Hospital Regional e também exigimos melhores condições de trabalho. Estamos suspendendo as atividades temporariamente até que façamos uma reunião com o prefeito sobre essa pauta.

Se não houver acordo a greve retorna automaticamente sem previsão de encerramento”, comentou Tobias.
O representante da categoria disse ainda que se não houver acordo com a prefeitura, os servidores vão paralisar completamente as atividades e só irão atender casos de urgência e emergência no Hospital Regional.

“Vamos entrar em concenso para não prejudicar nossa população. Enquanto o prefeito e a secretária não estão na cidade, vamos continuar atendendo, mas se as reivindicações não forem atendidas, somente atendimentos de urgência e emergência serão realizados.

Cada setor vai ficar somente com 30% dos servidores”, concluiu.
Por telefone ao G1, o chefe de gabinete da prefeitura, Marcelo Alves, informou que o prefeito Dúlcio Mendes está participando da marcha dos prefeitos em Brasília (DF) e só retorna ao município na tarde de sexta-feira (13).

Já a secretária municipal de saúde (Semsau), Sâmia Melgar, está em Cacoal (RO), onde participa de uma reunião da Comissões Intergestores Bipartite (CIB).
.