Apesar de ser considerado muito calórico, o suco de laranja pode ser tomado, sem açúcar e adoçante, durante as dietas, segundo uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara (SP). O estudo comprova que o suco não engorda, ajuda a emagrecer e ainda faz bem para a saúde.
Foi observado nesseestudo que a dieta de emagrecimento associadaou não ao suco delaranja promoveu amesma perda de peso,diminuição do percentualde gordura, a diminuiçãoda relação cinturae quadril”
Carolina Ribeiro, pesquisadora da UnespSem ganho de pesoOs pesquisadores realizaram o estudo com 80 voluntários obesos.

Eles foram divididos em dois grupos e fizeram a mesma dieta de emagrecimento. Só que um tomou suco de laranja e o outro não e nenhum dos dois ganhou peso.

O grupo que tomou o suco bebeu 500 ml por dia, dividido em três porções, durante 12 semanas. “Foi observado nesse estudo que a dieta de emagrecimento associada ou não ao suco de laranja promoveu a mesma perda de peso, diminuição do percentual de gordura, a diminuição da relação cintura e quadril.

Como foi uma dieta de emagrecimento leve, manteve essa massa magra desses indivíduos”, afirmou a pesquisadora Carolina Ribeiro. Suco de laranja pode ser tomado, sem açúcar e adoçante, durante dietas (Foto: Felipe Lazzarotto/ EPTV)SaudávelAlém de ajudar a emagrecer, o suco faz bem para a saúde.

“O suco de laranja é capaz de baixar o colesterol sanguíneo em torno de 10% a 15%. Melhora a acessibilidade à insulina, protegendo os indivíduos quanto ao desenvolvimento da diabetes.

É um alimento rico em vitaminas, como a vitamina C, é fonte de ácido fólico, que é importante porque temos poucas fontes na alimentação, também é fonte de potássio, que alguns estudos têm demonstrado que é capaz de baixar um pouco a pressão arterial, então ele é recomendado para indivíduos com hipertensão arterial”, explicou a coordenadora da pesquisa, Thaís Borges.
A voluntária Mariluce Orgando participou dos testes.

Em três meses, eliminou 10 quilos e agora está com o colesterol controlado. “Senti que aumentou a saciedade, consegui controlar mais as coisas que eu comia e consegui emagrecer 10 quilos, me sinto bem melhor, mais saudável”, destacou.

Unesp analisou o consumo do suco de laranja por voluntários (Foto: Felipe Lazzarotto/EPTV)
.