Na manhã do próximo domingo (15), São João del Rei será a primeira cidade do Campo das Vertentes a receber a Tocha Olímpica, que está passando por Minas Gerais. O município preparou uma festa que terá os tradicionais tapetes feitos com serragem e toques dos sinos das igrejas que estão no percurso de 2,7 quilômetros, que será encerrado na Estação Ferroviária, de onde a Tocha embarca na Maria Fumaça rumo à próxima parada, a vizinha Tiradentes. A Prefeitura ressaltou que a população deve usar o transporte coletivo para chegar ao Centro Histórico porque ruas serão interditadas.

A Polícia Militar (PM) espera um grande público e reforça que as medidas de segurança da festa estão prontas. Saudação dos sinosSão João del Rei tem uma identidade religiosa forte, manifestada nas cerimônias tradicionais na Semana Santa e Corpus Christi, por exemplo.

E os sinos das igrejas do Carmo, do Rosário e da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar também irão tocar durante a passagem da chama olímpica. “Antigamente os sinos anunciavam tudo, eram um meio de comunicação.

Por isso que São João del Rei é conhecida como a cidade onde os sinos falam”, comentou o sineiro Luiz Carvalho de Freitas, sobre a escolha da solenidade durante o evento do próximo fim de semana. Os tradicionais tapetes de serragem também serão produzidos para a passagem da Tocha Olímpica (Foto: Thiago Morandi / Arquivo Pessoal)
Os tapetes, tradição das festas religiosas, também estarão presentes no caminho da Tocha.

O coordenador de eventos Hamilton Vieira destacou que será uma grande homenagem aos esportes feita pelos artistas da cidade no Largo de São Francisco. “Eu estou fazendo ligado ao tema da olimpíada, os arcos, o símbolo da olimpíada de 2016, caracterizando a identidade da cidade que é o tapete de rua e mais alguma coisa que será mostrada na hora, uma surpresa”, contou.

A Tocha Olímpica vai conhecer São João del Rei pelas mãos de 16 pessoas em um tempo estimado de 50 minutos. Boa parte do trajeto passa pelas ruas do centro histórico, que terá eventos paralelos.

“Nós teremos atividades culturais e esportivas ao longo do trajeto. Sabemos que é um evento de suma importância e queremos entregar algo de qualidade, convidando pessoas e associações para apoiar na realização”, disse o Secretário de Esportes, Cleudes Barbosa.

Trânsito e segurançaA cidade de 80 mil habitantes espera uma movimentação grande por causa da passagem da Tocha. Por isso, para evitar tumultos, a Prefeitura reforçou que o Centro será interditado.

Maria Fumaça vai levar a Tocha Olímpica de SãoJoão del Rei a Tiradentes (Foto: Divulgação/VLI)
“Vamos interromper o trânsito em 30 ruas, avenidas, praças e logradouros na hora da passagem. As escolas municipais, estaduais e particulares terão um lugar próprio para as crianças estarem, além da população em geral em todo o percurso.

Por isso pedimos que usem o transporte público porque como o tráfego será interrompido em muitas ruas, ir de veículo próprio sera problemático”, destacou o secretário de Administração, Ronaldo Cipriani.
A estimativa da Polícia Militar é deque a Tocha Olímpica reúna nas ruas de São João del Rei um público semelhante ao de festividades na cidade.

“Estamos com a previsão de um público significativo comparado a eventos populares como o carnaval. A PM estará atuando em parceria com o Departamento de Trânsito da Prefeitura no controle do tráfego e também garantindo a tranquilidade e a segurança da população participante do evento”, afirmou o tenente Denílson Dourado dos Santos.

.