UBS reformada em Ji-Paraná (Foto: Decom/Divulgação)
Durante cerimônia realizada no início desta semana, foi entregue uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Bairro Nova Brasília em Ji-Paraná, cidade na região central de Rondônia. A obra teve o investimento de aproximadamente R$ 180 mil, sendo que R$ 36 mil são referentes ao Requalifica UBS, programa do governo federal para adequação de unidades de saúde.
No local foram feitas troca do piso, janelas, instalações elétricas e hidráulicas, pintura interna e externa, pias e bancadas, além da reforma dos banheiros e a construção de um auditório.

A unidade de saúde também recebeu climatização das salas e novas mobílias, como mesas, cadeiras, armários, macas clínicas, macas ginecológicas, negatoscópio.
“Planejamos a reforma das nossas UBSs desde a parte física, passando pelas instalações elétricas, hidráulicas, bem como adquirimos todo o mobiliário novo.

O planejamento é feito para melhorar todo o atendimento à população, seja na parte médica, ou estrutural”, conta Renato Fuverki, secretário Municipal de Saúde. Durante os 72 dias de obras, o atendimento esteve parcialmente fechado (Foto: Decom/Divulgação)
Durante os 72 dias de obras, o atendimento ao publico esteve parcialmente fechado e os pacientes que precisaram ser atendidos acabaram procurando outros pontos de atendimento.

Foi o que aconteceu com Lais Stofel, moradora da região, que durante uma crise de dor, procurou a UBS, mas por causa das reformas, não conseguiu ser atendida.
“Eu estava com muitas dores nas costas, acordei cedo e fui até o postinho, quando cheguei lá, estava fechado.

Uma pessoa que estava lá me informou para tentar atendimento em outro local e tive que ir ao posto de saúde do BNH”, conta Lais.
Com o fim da reforma, a Secretaria Municipal de Saúde acredita que o atendimento, que já está aberto, se normalize com o decorrer das semanas.

Com a reestruturação, a UBS vai atender com duas equipes de saúde composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. UBS vai atender com duas equipes de saúde (Foto: Decom/Divulgação)
.