No sábado (30), todas as unidades de saúde de Toledo (PR) estarão abertas exclusivamente para a vacinação contra o vírus da gripe; imunização prioriza alguns grupos mais vulneráveis da população (Foto: Prefeitura de Toledo / Divulgação)
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Toledo, no oeste do Paraná, confirmou nesta quarta-feira (27) dois casos de contaminação pelo vírus da gripe H1N1 em moradores do município este ano. Os pacientes são uma criança de um ano, que não precisou ser hospitalizada, e uma mulher, de 56 anos, internada em estado grave. Outros seis casos suspeitos aguardam os resultados dos exames feitos.

A prefeitura lembra que a vacina contra três tipos de gripe – Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e a Influenza B (subtipo Brisbane) – está disponível nos postos de saúde do município. A Campanha Nacional de Imunização na cidade começou na segunda (25) e segue até o dia 20 de maio, com o objetivo de vacinar 24 mil moradores.

No sábado (30), as unidades estarão abertas exclusivamente para a vacinação. As doses também podem ser adquiridas em clínicas particulares.

Na rede pública, a vacinação é destinada a alguns grupos prioritários como crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas.
.