Apesar de saber da importância do sono para o bem-estar físico e mental, muitas pessoas acabam ignorando ou minimizando a relevância das 7 horas mínimas necessárias de descanso e sofrem, a longo prazo, os efeitos das noites mal dormidas: estresse, ansiedade, falta de memória e concentração e até mesmo ganho de peso.

Se você pretende reverter a situação, mas anda com dificuldade para relaxar sobre a cama, precisa então conhecer 8 hábitos simples e eficazes para colocar em prática hoje mesmo que vão melhorar incrivelmente a qualidade do seu sono:

ShutterStock

1. Mantenha uma rotina: ter horários certos para dormir e acordar, mesmo nos finais de semana, ajuda o organismo a se adaptar às suas necessidades, garante um descanso de qualidade e evita sono e cansaço durante o dia, no trabalho, por exemplo.

2. Praticar exercícios é uma excelente maneira de regular o sono e fazer com que você consiga sempre descansar a quantidade de horas que precisa. Se puder, o mais indicado é realizar atividades físicas logo pela manhã e não pouco tempo antes de ir para a cama.

3. Consuma menos café ou bebidas ricas em cafeína, como alguns tipos de chás, por exemplo, especialmente algumas horas antes de ir para a cama. A substância estimula o corpo e o cérebro e certamente vai causar estresse e ansiedade ao te deixar rolando na cama durante a noite.

4. Na hora de ir para a cama, desligue celular, tablet e evite manter a televisão no quarto. É cientificamente comprovado que a iluminação de aparelhos tecnológicos atrapalha o sono e uma boa noite de descanso.

5. Descansar e tirar uma soneca no meio da tarde pode ser ótimo se você tem esta possibilidade, mas procure não exagerar e não ultrapasse 20 minutos de relaxamento para não comprometer o sono à noite.

6. Sabia que um dos fatores que interferem em uma boa noite de sono é a alimentação? Portanto, algumas alterações no cardápio podem fazer grande diferença na hora de descansar. Confira aqui os melhores e os piores alimentos para dormir bem.

Dormir de bruços é a pior posição possível: entenda razão

PeopleImages/iStock

7. Além da comida, procure ajuda em chás especiais que ajudam a relaxar e pegar no sono de forma natural, sem ter que apostar em remédios. Confira aqui quais são as infusões que acabam com a insônia e aprenda as receitas.

8. A energia do seu quarto pode estar atrapalhando a sua boa noite de sono e boicotando o seu descanso sem você saber. Para aumentar a positividade e trazer boas vibrações ao ambiente, confira aqui 8 dicas de Feng Shui de como usar as cores, espelhos e a decoração a seu favor.

Fonte: Bolsa de Mulher