O ministro britânico das Relações Exteriores, Philip Hammond, chegou nesta segunda-feira (18) a Trípoli em uma visita surpresa durante a qual se reuniu com o primeiro-ministro do novo governo de unidade, informou à AFP uma autoridade líbia.
“Philip Hammond está em Trípoli, se reúne com o primeiro-ministro (Fayez al Sarraj) e dará uma coletiva de imprensa depois do encontro”, declarou um porta-voz do governo de unidade nacional.
Na página do Facebook do governo de unidade, que conta com o apoio da ONU, da Europa e dos Estados Unidos, era possível ver uma foto com Sarraj e Hammond apertando as mãos.

O Parlamento líbio, reconhecido pela comunidade internacional, se reunirá nesta segunda-feira em Tobruk, no leste do país, para conceder ou não seu apoio ao governo de unidade. Este voto, que contará com a presença do enviado da ONU para a Líbia, Martin Kobler, é crucial para reforçar a legitimidade do novo gabinete.

Estabelecido até o momento em uma base naval de Trípoli, o novo governo deve tomar as rédeas nesta segunda-feira de seus três primeiros ministérios.
A visita de Hammond sucede as de seus colegas italiano, francês e alemão na semana passada.

Todos eles se reuniram com Sarraj.
Os países ocidentais esperam que a entrada em funções do governo de unidade forneça à Líbia uma certa estabilidade e permita ao país lutar contra os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI), que aproveitaram o caos político para se consolidar.

Em meio a esta intensa atividade diplomática, a ONU anunciou no domingo o retorno de sua missão a Trípoli, que havia abandonado no verão de 2014 devido à violência.
.

Fonte: G1