Imagem retirada de vídeo mostra conversa da rainha Elizabeth II com a comandante da Polícia Metropolitana Lucy D’Orsi no jardim do Palácio de Buckingham, em Londres, na terça (10), na qual elas afirmam que a comitiva chinesa foi ‘muito rude’ com a embaixadora britânica Barbara Woodward (Foto: Image from Pool Video via AP Video)
A rainha britânica fez uma rara crítica política, sendo flagrada em um vídeo chamando oficiais chineses de “muito rudes” em seu trato com colegas britânicos durante uma visita de estado no ano passado.A rainha Elizabeth II, de 90 anos, fez os comentários na terça (10), enquanto conversava com uma policial em uma festa no jardim do Palácio de Buckingham.Com uma rispidez não característica – raramente ou nunca ouvida em público – a rainha disse que os chineses não trataram corretamente a enviada britânica à China, Barbara Woodward.

“Eles foram muito rudes com a embaixadora”, disse.O comentário foi gravado por um cameraman que trabalhava para três emissoras britânicas com autorização do palácio, e distribuído às redes em um acordo que permite que todas usem o material.

Dois repórteres que estavam perto da rainha não ouviram a frase, mas ela é facilmente audível na gravação.No vídeo, Lord Chamberlain, um funcionário do palácio, apresenta a rainha à comandante Lucy D’Orsi e explica que ela estava encarregada da segurança na visita do presidente chinês Xi Jinping, em outubro de 2015.

A rainha rapidamente responde: “Oh! Que azar”.O funcionário disse à rainha que D’Orsi havia sido “seriamente subestimada pelos chineses” na condução da visita.

Quando D’Orsi perguntou se a rainha sabia que aquele havia sido um “momento de prova”, a rainha respondeu: “eu sabia”.A policial lembrou de uma ocasião em que oficiais chineses abandonaram uma reunião com Woodward, a embaixadora, e disseram aos britânicos que a visita estava encerrada.

“Eles saíram e abandonaram nós duas”, disse D’Orsi.“Extraordinário”, respondeu a rainha.

“Foi muito rude a anti-diplomárico, achei”, acrescentou D’Orsi.Não está claro se a rainha sabia que estava falando alto suficiente para ser facilmente entendida na gravação.

O presidente da China, Xi Jinping, brinda com a rainha Elizabeth II durante banquete no Palácio de Buckingham, em Londres, no dia 20 de outubro de 2015 (Foto: Dominic Lipinski/Pool Photo via AP)
A abertura de Elizabeth foi incomum. Como uma monarca constitucional, ela é proibida de se envolver ativamente na política.

A rainha mantém uma reputação por sua grande discrição e é completamente fora de seu perfil criticar publicamente diplomatas de outros países. Ela tem sido tão cuidadosa em seguir estritamente seu papel definido constitucionalmente que alguns comentaristas dizem não ter ideia do que ela pensa sobre assuntos internacionais.

Está agora claro, no entanto, que ela ficou no mínimo irritada com algumas posições adotadas pela delegação chinesa durante uma visita de estado que era vital para os líderes políticos e comerciais do Reino Unido.Ambos os lados responderam rapidamente para neutralizar o comentário da rainha, diminuindo sua importância e garantindo que a visita foi um sucesso.

O porta-voz do ministro de Relações Exteriores da China, Lu Kang, foi perguntado sobre os comentários da rainha em uma coletiva em Beijing nesta quarta, mas se recusou a responder diretamente, dizendo que Xi fez uma “visita muito bem-sucedida” ao Reino Unido no ano passado.“As equipes dos dois lados fizeram grandes esforços para tornar isso possível.

Esse esforço foi altamente reconhecido pelos dois países”, disse.Vista geral do salão de banquete do Palácio de Buckingham, em Londres, em 20 de outubro de 2015, durante recepção ao presidente da China, Xi Jinping (Foto: AFP Photo/Pool/Dominic Lipinski)
Apesar disso, a China parece ter se incomodado com os comentários da rainha.

Informações sobre eles dificilmente eram encontradas na internet altamente censurada no país e monitores do governo cortaram o sinal da British Broadcasting Corp. durante uma matéria sobre o assunto.

O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Philip Hammond, disse que a visita “se tornou um pouco estressante para ambos os lados”, mas foi “altamente bem-sucedida”. “Nosso relacionamento com a China é muito forte e foi amplamente fortalecido pelo sucesso dessa visita”, afirmou.

Os comentários de Elizabeth II foram gravados em uma de suas festas de verão no jardim, onde ela tradicionalmente cumprimenta uma longa fila de convidados enquanto se dirige a uma tenda real para chás e sanduíches.É um hábito que Peter Wilkinson, um cameraman que trabalha para emissoras britânicas, se posicione à frente da rainha e grave suas interações com os convidados.

O material, raramente considerado aproveitável, é depois encaminhado às redes de TV para que elas decidam se irão usá-lo.Tanto a Polícia Metropolitana quanto o palácio se recusaram a comentar o que descreveram como conversas particulares.

O palácio ressaltou que a visita de Xi Jinping foi “extremamente bem-sucedida”.
.

Fonte: G1