Um grupo de 27 baleias ficou encalhado em uma praia da Baixa Califórnia, no norte do México, e apenas três conseguiram sobreviver, informou a Procuradoria de Proteção do Meio Ambiente (Profepa), no domingo (15).Mais de 20 baleias morrem encalhadas em praia mexicana (Foto: SEMAR/AP)
Por quase 15 horas, as autoridades tentaram salvar os animais, mas a maré baixa não ajudou.
Da espécie Piloto (Globicephala macrorhynchus), sob proteção especial no México, as baleias ficaram encalhadas em uma praia de San Felipe, no município de Ensenada.

Funcionários da Procuradoria, militares e pescadores tentaram devolvê-las às águas profundas entre a tarde de ontem (14) e a madrugada deste domingo. Com a maré atingindo seu mínimo na madrugada e os cetáceos continuando a buscar a costa, “somente foi possível resgatar duas baleias-piloto adultas e um filhote com vida”, declarou a Profepa em um comunicado.

As autoridades ainda investigam as causas do episódio, mas “estima-se que as baleias estavam desorientadas, porque nenhum dos exemplares apresenta danos, ou lesões visíveis, e tampouco são detectadas lesões por redes, artigos de pesca, ou atividades antropogênicas que possam ocasionar, ou influenciar, o evento do encalhe”.
A Profepa lembrou que as baleias dessa espécie “têm uma coesão social forte”, porque “não abandonam outras baleias que estão em perigo, mesmo que isso signifique a morte”.

.

Fonte: G1